Distribuição funcional da renda e crescimento econômico no Brasil/ Functional distribution of income and economic growth in Brazil

Jéssica Leão, Rosembergue Valverde

Abstract


Este trabalho tem como objetivo identificar como se procedem as relações entre distribuição funcional da renda e crescimento econômico na economia brasileira. Para tal, buscou-se testar se os salários médios, como proxi da distribuição funcional da renda da economia brasileira, induzem o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB); ou o contrário, se é o crescimento econômico que provoca um aumento dos salários médios da economia. Por meio da utilização de um modelo de vetores autorregressivos (VAR), os resultados obtidos sugerem que as variações dos salários médios são determinadas pelas variáveis do PIB. As variações da massa salarial seguem o desempenho do PIB, tanto em momentos de prosperidade, quanto em períodos de recessão econômica. A principal conclusão do trabalho é que a melhor política de distribuição de renda é a promoção do crescimento econômico.


Keywords


Distribuição funcional, salários médios, crescimento econômico.

References


ARAUJO, E.; GALA, P. Regimes de crescimento econômico no Brasil: evidências empíricas e implicações de política. Estudos Avançados 26 (75), 2012.

AVRITZER, J. D. Crescimento e a Distribuição Funcional da Renda no Brasil (1952-2011). Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Economia, Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, p. 115. 2015.

BACHA, E. Hierarquia e remuneração gerencial. In: TOLIPAN, R.; TINELLI, C. A controvérsia sobre distribuição de renda e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975. p. 140-173.

BRUNO, M. Regimes de crescimento, mudanças estruturais e distribuição na economia brasileira (1970-2001). VIII ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA POLÍTICA. Florianopólis. 2003.

FISLHOW, A. Brazilian size distribution. The American Economic Review, v. 62, n. 2, p. 11, 1972.

HOFFMANN, R. Distribuição de Renda e Crescimento Econômico. Estudos Avançados, São Paulo, v. 15, p. 10, 2001.

HOFFMANN, R. Tendências da distribuição da renda no Brasil e suas relações com o desenvolvimento econômico. In: TOLIPAN, R.; TINELLI, A. C. A controvérsia sobre distribuição de renda e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975. p. 18.

JESUS, C. S. D.; ARAUJO, R. A.; DRUMOND, E. An empirical test of the Post-Keynesian growth model applied to functional income distribution and the growth regime in Brazil. International Review of Applied Economics, v. 32, n. 4, p. 428-449, 2017.

Lamonica, Marcos Tostes. E Lima, Sergiany da Silva. "Demanda E Distribuição De Renda: Uma Análise Do Crescimento Econômico Brasileiro De 1993 a 2013." Economia E Sociedade: Revista Do Instituto De Economia Da UNICAMP. v, 27, n, 3 (64), p, 771-795, setembro-dezembro 2018.

LANGONI, Carlos Geraldo. Distribuição da renda e desenvolvimento econômico do Brasil. Rio de Janeiro, Editora Expressão e Cultura, 1973.

MALAN, P.; WELLS, J. Distribuição de renda e desenvolvimento econômico do Brasil. In: TOLIPAN, R.; TINELLI, A. C. A controvérsia sobre distribuição de renda e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975. p. 21.

MALTA, M. D. M. Ecos do desenvolvimento: uma história do pensamento econômico brasileiro. Rio de Janeiro: Ipea, 2011.

MARGLIN, S.; BHADURI, A. Profit Squeeze and Keynesian Theory. Clarendon Press, Oxford, p. 1-54, 1990.

MARQUETTI, A; PORSSE, M. de C. S. Patrones de progreso técnico en la economia brasileña, 1952-2008. Revista Cepal 113. Agosto, 2014. p-18.

OREIRO, J. L.; ABRAMO, L. D.; LIMA, P. G. C. Taxa de câmbio, taxa de juros e regimes de acumulação em um modelo macro-dinâmico pós-keynesiano: teoria e evidência para o caso brasileiro. In: ENCONTRO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO KEYNESIANA BRASILEIRA, 6., 2013, Vitória. Anais [...]. Vitória: UFES, 2013.

SERRA, J. A reconcentração da renda: justificações, explicações e dúvidas. In: TOLIPAN, R.; TINELLI, A. C. A controvérsia sobre distribuição de renda e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975. p. 25.

TAVARES, M. D. C. Distribuição de renda, acumulação e padrões de industrialização. In: TOLIPAN, R.; TINELLI, A. C. A controvérsia sobre distribuição de renda e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975. p. 33.

Tomio, Bruno Thiago. Understanding the Brazilian demand regime: A Kaleckian approach, Working Paper, No. 73/2016, Institute for International Political Economy (IPE), Berlin, 2016.

WELLS, J. Distribuição de rendimentos, crescimento e a estrutura de demanda no Brasil na década de 60. In: TOLIPAN, R.; TINELLI, A. C. A controvérsia sobre distribuição de renda e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975. p. 47.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-260

Refbacks

  • There are currently no refbacks.