Experiências com saberes e práticas docentes: o estudo do lugar no ensino de geografia / Experiences with knowledge and teaching practices: the study of place in geography teaching

Karine de Freitas Amaral Rodrigues, Andréia Medinilha Pancher

Abstract


O objetivo principal desta pesquisa foi investigar e contribuir com os professores da Educação Básica com relação às suas práticas de ensino-aprendizagem em Geografia e, especificamente, para o ensino do conceito Lugar, visando ampliar as possibilidades de práticas para que os alunos compreendam o referido conceito de modo mais efetivo. Para isso, analisamos três realidades escolares do município de Uberaba-MG: Escola Municipal Boa Vista, Escola Municipal Uberaba e Colégio Tiradentes da Polícia Militar. Desenvolvemos uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica e de campo. Nosso referencial teórico quanto aos saberes e práticas docentes foi: André (2003), Ibiapina (2008), Libâneo (1994), Magalhães (2011), Mizukami (2003), Pontuschka (2009), Straforini (2008), entre outros. Para aprofundar o conceito de Lugar recorremos principalmente a: Almeida (2000); Callai (2014); Tuan (1983); Castellar (2009); Cavalcanti (2002); Kaercher (2002); Gonçalves (2006); Carlos (2007), Castrogiovani (2002), Rodrigues (2016) e Santos (1997). A pesquisa qualitativa nos possibilitou fazer uma análise dos sujeitos envolvidos. De acordo com o embasamento teórico, foi realizada a pesquisa de campo utilizando-se o diário de campo para fazer anotações das aulas; a aplicação de questionários, visando conhecer os sujeitos envolvidos na pesquisa; a observação de aulas de Geografia, para verificar a prática dos docentes das três escolas; registros fotográficos e entrevista semi-estruturada, para a realização de um documentário sobre o Bairro Boa Vista (Uberaba-MG). Na Escola Municipal Boa Vista realizou-se atividades referentes ao Lugar Boa Vista. Na Escola Municipal Uberaba desenvolveu-se atividades referentes ao Lugar Brasil. No Colégio Tiradentes da Polícia Militar produziu-se atividades referentes ao Lugar Uberaba. Diante das diversas demandas apresentadas pelas unidades escolares, acreditamos que as atividades desenvolvidas de forma distinta provocaram reflexões e mudanças nas práticas dos professores da rede pública de ensino, incentivando-os a buscar caminhos inovadores e dinâmicos que contribuirão para o aprimoramento do conhecimento científico quanto ao ensino do conceito Lugar.


Keywords


Ensino de Geografia, Cartografia Escolar, Lugar, Prática Docente.

References


CALLAI, Helena Copetti. Estudar o lugar para compreender o mundo. In: CASTROGIOVANNI, A. C. (Org.). Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano. 11 ed. Porto Alegre: Mediação, 2014.

CASTELLAR, Sônia. Lugar de vivência: a cidade e a aprendizagem. In: GARRIDO, M. P. (Org.). La esperura del lugar: reflexiones sobre el espacio em el mundo educativo. Providencia, Santiago de Chile: Universidad Academia de Humanismo Cristiano, 2009.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A educação geográfica e a formação de conceitos: a importância do lugar o ensino de geografia. In: GARRIDO, M. P. (Org.). La esperura del lugar: reflexiones sobre el espacio em el mundo educativo. Providencia, Santiago de Chile: Universidad Academia de Humanismo Cristiano, 2009.

MÂCEDO, M. P.; OLIVEIRA, A. G. Maquete de relevo como recurso didático: etapas de construção numa proposta do ensino e da aprendizagem da altimetría. Brazilian Journal Development, Curitiba, v. 6, n. 8, p. 61521-61532, aug. 2020. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/15524/12771#. Acesso em: 23 jun. 2021.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar a televisão na sala de aula. 5 ed. – São Paulo: Contexto, 2003.

RODRIGUES, K. O conceito de lugar: a aproximação da Geografia com o indivíduo. XI Encontro Nacional da ANPEGE, 2015. Disponível em: . Acesso em: 24 de jun. 2017.

SANTOS, Laudenides Pontes dos. O estudo do lugar no ensino de geografia: os espaços cotidianos na geografia escolar. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Rio Claro, 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-241

Refbacks

  • There are currently no refbacks.