Mudanças climáticas como tema gerador no ensino de ciências na educação básica/ Climate change as a generator topic in physics teaching in basic education

Ana Paula Santos da Silva, Adriana Andrade Ruas, Natal dos Santos Soares, Rivia Arantes Martins

Abstract


Esta pesquisa tem como tema mudanças climáticas que, foi motivada pela a deficiência da contextualização dos conteúdos de Física em uma escola pública no município de Santa Vitória – MG. O objetivo geral dessa pesquisa foi analisar as contribuições do Tema Gerador mudanças climáticas para o ensino de Física em uma escola pública do ensino básico do município. Para alcançar o objetivo geral, a metodologia desta pesquisa foi realizada por meio de uma abordagem qualitativa. O procedimento metodológico utilizado foi pesquisa participante que favorece uma relação de diálogo e reflexão sobre o sujeito que é observado. O estudo foi desenvolvido em uma escola pública do município. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foram através de registro das observações e percepções dos alunos, registro de fotos, durante as atividades. A metodologia foi desenvolvida em três encontros: problematização inicial, contextualização do conhecimento e aplicação do conhecimento. A partir dos resultados obtidos, foi possível o desenvolvimento de atividades por uma temática ambiental para o ensino e aprendizagem da Termologia no ensino de Física. Pode-se concluir que a contextualização de conteúdos na escola baseado pedagógica humanitária de Paulo Freire, também contribuiu para organizar os momentos de escuta e construção do conhecimento, melhorando não só a aproximação relação professor aluno, mas também uma forma de despertar o interesse dos jovens pelo processo de ensino e aprendizagem de Física.

Keywords


Tema Gerador, Pedagogia libertadora, Mudanças climáticas, Ensino de Física.

References


AZEVEDO, Débora Gomes et al. Poluição atmosférica: uma temática para o ensino de química. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, p. 19670-19682, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. 470 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, DF, 1999. 109 p.

Domingo Espetacular. Relatório da ONU revela que Santa Gertrudes (SP) é a cidade mais poluída do País. Disponível em: . Publicado em: 09 de Set. de 2018. Acesso em: 22 de abr. de 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Editora Paz e Terra, 1994.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. Editora Paz e Terra, 2014.

FLEURY, Lorena Cândido; MIGUEL, Jean Carlos Hochsprung; TADDEI, Renzo. Mudanças climáticas, ciência e sociedade. Sociologias, v. 21, n. 51, p. 18-42, 2019.

MENDES, Milene Pereira et al. Ensino de Ciências Ambientais: desenvolvendo um recurso pedagógico a partir do tema gerador água. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, p. 13144-13166, 2021.

MONTEIRO, Rejo Levi; GUIMARÃES, Lorena Silva Parreira; SILVA, Ana Paula Santos. Arborização urbana: uma proposta interdisciplinar em ciências e matemática. Anais... In: IX Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola. Uberlândia: Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. 2019.

SILVA, Ana Paula Santos; AUTH, Milton Antônio; ARANTES, Alessandra Riposati. Uso de drogas como tema gerador no ensino de ciências Anais... In: IX Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola. Uberlândia: Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática. 2017.

SILVA, Carlos Magno Lima Fernandes. Mudanças climáticas e ambientais: conceitos educacionais e históricos. IFRN Editora, 2015.

SILVA, Taise Helena de Sousa. A feira de ciências como instrumento para promoção da aprendizagem significativa no ensino de ciências. 168f. Dissertação de mestrado (Programa De Pós-Graduação Em Gestão De Ensino Da Educação Básica). Universidade Federal do Maranhão, 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-225

Refbacks

  • There are currently no refbacks.