Metáforas sobre o capitalismo na pandemia do coronavírus: o discurso neoliberal dos empresários Brasileiros / Metaphors about capitalism in the coronavirus pandemic: the neoliberal discourse of Brazilian entrepreneurs

Marcelo Augusto M. Barbosa, Joyce Anne de O. Freire, Rosalina Alves Nantes

Abstract


Este ensaio objetiva analisar os discursos de empresários brasileiros que centram suas retóricas de que os negócios não podem parar por causa da pandemia. Suas falas foram ditas em redes sociais durante o processo de isolamento social. Nossa intenção com isso é trazer a reflexão filosófica e sociológica bem como argumentos teóricos científicos. Análise do discurso é utilizada como análise, isso se dá através de quadro analítico que define os emissores; os corpus dos discursos; a interpretação teórica e do discurso. Conclui-se que, desde março de 2020, os empresários, balizados pelo discurso negacionista do governo brasileiro, foram importantes mobilizadores, de que é pior morrer de fome do que morrer de covid-19 e com isso, contribuíram para negar a covid-19. 


Keywords


Pandemia, Coronavírus, Economia, Trabalhadores, Empresários.

References


BERMAN, Marshall. Tudo o que é Sólido Desmancha no Ar: Aventura da Modernidade. Companhia das Letras, São Paulo, 1986.

CORREIA, Rogério. Canal do Youtube do Deputado Rogério Correia: Canal Sempre na Luta. Áudio disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HgWnwlAxW8o 23.03.2020.

GAZETA DO POVO Podcast: "A revolta dos empresários com a quarentena do coronavírus" Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/republica/coronavirus-crise-economia-bolsonaro-empresarios/ Copyright© 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

HOBSBAWM, Eric J. A Era do Capital 1848-1875. Paz e Terra 13 ed. São Paulo, 1996.

JUNIOR ROBERTO. Web se revolta com declaração de Durski, dono do Madero, e pede boicote... – 24/03/2020 disponível em: https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2020/03/24/web-se-revolta-com declaracao-de-durski-dono-do-madero-e-pede-boicote.htm?cmpid=copiaecola Copyright© 2020, Universo On-line-UOL. Todos os direitos reservados.

KAFKA, Franz. A Metamorfose. Pé da Letra, São Paulo, 2017

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e Análise do Discurso. Parábola, São Paulo, 2015

MARX, Karl. Miséria da Filosofia. Martin Claret, São Paulo, 2008.

MARX Karl. ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. Boitempo, São Paulo, 2010.

ORLANDI, Eni P. Análise de Discurso: Princípios & Procedimento. 12ª ed. Pontes, Campinas, 2015.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e Discurso: Uma crítica à afirmação do óbvio. Unicamp, São Paulo, 2014.

PRADO Júnior, Caio. A Revolução Brasileira, Brasiliense, São Paulo, 2004.

SOUZA, Jessé. A Elite do Atraso: Da escravidão a Bolsonaro. ed. ver, Estação Brasil, Rio de Janeiro, 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-211

Refbacks

  • There are currently no refbacks.