Dimensionamento de uma planta industrial através de painéis fotovoltaicos/ Sizing of an industrial plant using photovoltaic panels

Alan Kardec Candido dos Reis, Luis Antonio de Moraes Filho, Nayane Martins Soares Oliveira, Saulo de Moraes Garcia Junior, Adriana de Souza Guimaraes, Emerson Carlos Guimaraes, Olavo Antonio de Oliveira Reis, Eronides Alves de Oiveira Filho, Julia Lambert Andrade Duraes

Abstract


O custo da energia no Brasil é muito elevado assim a sociedade deve ter conhecimento de todas as fontes renováveis que podem ser utilizadas aproveitando o meio natural. Diante deste contexto cresce o interesse por novos investimentos visando uma redução nos custos com energia elétrica. A energia solar fotovoltaica vem se tornando uma relevante fonte de eletricidade, podendo utilizá-la para vários fins. O presente trabalho tem a seguinte problemática: O investimento na energia fotovoltaica em uma indústria na cidade de Ituiutaba-MG é economicamente viável? O objetivo consistiu em realizar uma pesquisa para implantar um sistema de energia fotovoltaica em uma indústria na cidade de Ituiutaba-MG. O trabalho foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica, buscando teorias que aprofundasse no assunto.  Realizou-se uma análise no campo exploratório, na qual foi desenvolvida uma análise no local, verificando as probabilidades de implantar o sistema de energia fotovoltaica e consequentemente a análise dos custos. Um aspecto importante que se deve considerar é o tempo de retorno do capital investido, no qual se estimou para quatro anos. Contudo analisa-se também que as placas fotovoltaicas não gera custo com manutenção, sendo necessário uma limpeza apenas a cada 4 meses, ressalta-se também que a durabilidade é estimada para 25 anos. Com isso conclui-se que o objetivo do trabalho foi alcançado e permite inferir que considerando a relação custo/benefício, o investimento é viável, a sua economia ultrapassa 20 anos, sendo muito representativa.


Keywords


Energia Fotovoltaica, Energia Solar, Energia renovável, Custos.

References


ANEEL. Bandeira tarifária. Disponível em: http://www.aneel.gov.br/bandeiras-tarifarias Acesso 05 de maio de 2017.

_____________. Resolução Normativa Nº 482, de 17 de Abril de 2012.

_____________. Resolução Normativa Nº 517, de 11 de Dezembro de 2012.

_____________. Aprova Regras para Facilitar a Geração de Energia nas Unidades Consumidoras. 17 de Abril, 2012. Disponível em: Acesso em 17 de Abril de 2017.

CEMIG. Consulta de Bandeiras e impostos. Disponível em:< http://www.cemig.com.br/ >Acesso 26 de maio de 2017.

CEPEL-CRESESB. Manual de Engenharia para Sistemas Fotovoltaicos, Edição revisada e atualizada, Rio de Janeiro-Março–2014.

D’ARAUJO, Roberto Pereira. “Previsibilidade, Razões e Desafios da Crise de Suprimento de Energia Elétrica no Brasil”. In: O Brasil a Luz do Apagão, Organizado por Carlos Lessa, Editora Palavra e Imagem, Rio de Janeiro, 2001.

DIAS, João Batista. Instalação Fotovoltaica Conectada à Rede: Estudo Experimental para a Otimização do Fator de Dimensionamento. 175f. Tese de Doutorado - Programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS. 2006.

EDP. Energia de Portugual. Bandeiras tarifárias. Disponível:< http://www.edp.com.br/distribuicao/edp-bandeirante/informacoes/Paginas/Bandeiras-Tarifarias.aspx#0>. Acesso em 29 de maio 2017.

ELECTRÓNICA. Energia Solar, 2013. Disponível em: . Acesso em 20 de março de 2017.

ELETROBRAS ELETRONUCLEAR. O acidente nuclear na Central de Fukushima Daiichi. Disponível em: . Acesso em 29 de março de 2017.

_____________Resenha Mensal do Mercado de Energia Elétrica – Dezembro de 2013. Rio de Janeiro.

OLIVEIRA FILHO,K.S.;SARAIVA,M.F.O. Astronomia e Astrofisica. Livraria da Fisica, 2004.

ONS. Evolução do Setor Elétrico Brasileiro, 2013. Disponível em: . Acesso em 20 de março de 2017.

RENEW ENERGIA. Manutenção preventiva: Solar fotovoltaico, poeira e pombos. Disponível: < http://renewenergia.com.br/manutencao-preventiva-solar-fotovoltaico-poeira-e-pombos/> Acesso 30 de maio 2017.

REVISTA ECOTURISMO. O que e Energia Renovável. Disponível em: http://revistaecoturismo.com.br/turismo-sustentabilidade/o-que-e-energiarenovavel/. Acesso em: 14 de Março 2017.

SOLARGRID. Custo com manutenção. Disponivel: . Acesso em 30 de maio 2017.

SUNLAB POWER. Energia Solar e Suas Aplicações Sem Segredos. 2013. Disponível em: http://www.sunlab.com.br/Energia_solar_Sunlab.htm. Acesso em: 14 de Março 2017.

URBANETZ, Jair Junior. Sistemas fotovoltaicos conectados a rede de distribuição urbanas: Sua influência da qualidade de energia elétrica e análise dos parâmetros que possam afetar a conectividade. 2010. 189 f. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) – Universidade Federal Santa Catarina, Florianópolis, 2010.

VAREJAO-SILVA,M.A. Meteorologia e Climatologia.Versao Digital. Recife, 2005.

VIANA, T. Energia Solar Fotovoltaica - Geração de Energia Elétrica a Partir do Sol, 2011. Disponível em: . Acesso em 20 de março de 2017.

VILLALVA,M.G.; GAZOLI,J.R. Energia solar fotovoltaica: conceitos e aplicacoes. Editora Erica, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-208

Refbacks

  • There are currently no refbacks.