Essencialismo e existencialismo: um estudo sobre a influência das concepções na educação física / Essentialism and existentialism: a study on the influence of conceptions in physical education

Authors

  • Fátima Aparecida de Souza Francioli
  • Meire Aparecida Lóde Nunes
  • Thais Regina Ravazi de Souza
  • Tatiana Viaes Thomé

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-200

Keywords:

Essencialismo, Existencialismo e Educação Física.

Abstract

O objetivo desse trabalho está fundamentado na influência das concepções Pedagógicas, essencialista e existencialista, na Educação Física no que se refere a sua origem e utilização. Observa-se na atualidade, que existe um déficit de conhecimento em relação às pedagogias por parte dos Educadores Físicos, distanciando estes do conhecimento acerca do assunto em questão. Assim, propomos este estudo sobre as pedagogias do Essencialismo e o Existencialismo, por considerá-las parte do processo histórico e cultural do contexto educativo. Para a composição deste trabalho utilizaremos fontes e documentos a respeito do assunto que enriquecerão e darão base para as análises. Esperamos que o estudo seja de grande valia aos Educadores Físicos, profissionais que estudam a temática e a comunidade em geral, pois será desenvolvida na composição estruturante escolar identificando a influência e a correlação das concepções pedagógicas na formação da Educação a Física.

References

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco: Aristóteles. São Paulo: Martin Claret, 2016.

DELORS, Jaques. Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortez, 1998.

EPICURO. Carta sobre a felicidade. Tradução de Álvaro Leoncini e Enzo Del Carratore. São Paulo: Unesp, 2002.

GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Educação Física Progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a Educação Física brasileira. São Paulo: Loyola, 1991.

MARINHO, Inezil Penna. Objetivos e características da educação física no ensino secundário. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Saúde, 1946.

MATA, Vilson A. Apostila de Fundamentos da Educação Física II: Tendências pedagógicas em Educação Física. Maringá: Cesumar, 2005.

MONTAIGNE, J. Ensaios. (Coleção Os Pensadores). São Paulo: Abril Cultural, 1984.

OLIVEIRA, Vitor Marinho de. O que é Educação Física. 11ed. São Paulo: Brasiliense, 2004.

RODRIGUES, Zuleide Blanco. Os quatro pilares de uma educação para o século xxi e suas implicações na prática pedagógica. Disponível em: https://www.educacional.com.br/articulistas/outrosEducacao_artigo.asp?artigo=artigo0056. Acesso em: 20 de agosto de 2018.

SUCHODOLSKI, B. A pedagogia e as grandes correntes filosóficas: a pedagogia da essência e a pedagogia da existência. São Paulo: Centauro, 2002.

Published

2021-07-08

How to Cite

Francioli, F. A. de S., Nunes, M. A. L., de Souza, T. R. R., & Thomé, T. V. (2021). Essencialismo e existencialismo: um estudo sobre a influência das concepções na educação física / Essentialism and existentialism: a study on the influence of conceptions in physical education. Brazilian Journal of Development, 7(7), 69058–69066. https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-200

Issue

Section

Original Papers