O surgimento da escola pública no Brasil e o pensamento de Condorcet / The emergence of public school in Brazil and condorcet’s thought

Jacqueline Ellen de Souza

Abstract


O seguinte artigo tem como objetivo geral refletir sobre como o pensamento de Condorcet, explicitado em Esboço de um quadro histórico dos progressos do espírito humano (2013) influenciou no ideário que cercou o surgimento da escola pública no Brasil em dois momentos da História, 1826 e 1948. Para esta análise, selecionamos o texto supracitado, além dos textos de Xavier (2015, 2012) e Tambara (2012), e Souza e Derisso (2018). A metodologia adotada neste artigo é a pesquisa bibliográfica, tendo como base, a conceituação de Lakatos (2003). Intencionou-se demonstrar que há pontos de convergências entre os escritos de Marquês de Condorcet e os princípios que nortearam o surgimento da escola pública e depois a escola pública, gratuita e laica no Brasil. Como resultado, observou-se como as ideias de instrução enquanto força de transformação social, gratuidade e universalização da escola enquanto formas de diminuir a desigualdade social e a necessidade da laicidade, que são os pontos centrais do Esboço de um quadro histórico dos progressos do espírito humano (2013), aparecem no Memória sobre a reforma dos estudos na Capitania de São Paulo (1826) e na primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1961, de forma indireta, isto é, sem afirmarem estarem pautadas nos escritos de Condorcet, mas o pensamento do autor francês é facilmente identificado nos textos. A conclusão que se obteve neste trabalho é que mesmo que um autor não tenha uma publicação de seus escritos originais formalmente, não significa que suas ideias não possam ter chegado e influenciado os rumos da Educação brasileira.


Keywords


Marquês de Condorcet, Escola Pública no Brasil, Pioneiros da Educação.

References


ALVES, Gilberto Luiz. Escritos sobre a instrução pública: Condorcet. Autores Associados, 2018.

CHIZZOTTI, Antônio. A Constituinte de 1823 e a Educação. In: FÁVERO. Osmar (Org.). A educação nas constituintes brasileiras 1823-1988. 3. ed. Campinas – SP: Autores Associados, 2005.

CONDORCET. Escritos sobre instrução pública: Condorcet. Trad. de Maria Auxiliadora Cavazzotti e Lígia Regina Klein. Campinas: Autores Associados, 2010.

____________. Esboço de um quadro histórico dos progressos do espírito humano. 2 ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2013.

LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003.

SOUZA, Aline Christine de; DERISSO, José Luis. "O PENSAMENTO POLÍTICO E EDUCACIONAL DA INTELECTUALIDADE CATÓLICA NO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DA LDB DE 1961." VIII Encontro Brasileiro de Educação e Marxismo (2018): Web. 03 Mar. 2021

XAVIER, Itamaragiba Chaves. A presença da concepção educacional de Condorcet nos primeiros projetos de instrução pública do Brasil independente e sua ausência na legislação aprovada (1822 - 1857). 2015. 207 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2015.

XAVIER, Itamaragiba Chaves; TAMBARA, Elomar. Condorcet e a escola pública, laica, gratuita e universal. SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL-ANPED SUL, IX, p. 1-16, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-188

Refbacks

  • There are currently no refbacks.