Avaliação da produção de energia de um sistema fotovoltaico instalado na Universidade Presbiteriana Mackenzie – Campus Higienópolis / Evaluation of energy production from a photovoltaic system installed at Mackenzie Presbyterian University – Campus Higienópolis

Authors

  • G. T. Cozaciuc
  • T.M. M Passos
  • P.F.M. Sampaio
  • José Pucci Caly
  • Maria Thereza de Moraes Gomes Rosa
  • Daniela Helena Pelegrine Guimarães
  • Míriam Tvrzská de Gouvêa

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-186

Keywords:

Células fotovoltaicas, simulação, medição da produção de energia.

Abstract

Embora, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), desde 2016 mais de 40% da energia produzida no Brasil seja de fontes renováveis, e apesar do fluxo de irradiação solar sobre o Brasil ser elevado, menos de 0,04% da energia produzida no Brasil vinha da energia solar em 2016 e atualmente este percentual ainda é baixo, sendo da ordem de 2%. Contribui para isto, não apenas a abundância de recursos hídricos, mas o fato de que a obtenção de energia de placas fotovoltaicas ser  tida como cara e complexa. Visando a melhor compreender as barreiras na implementação de painéis fotovoltaicos para a produção de energia elétrica e de modo a promover a ampliação de seu uso, a Universidade Presbiteriana Mackenzie instalou na laje dos prédios 31 e 33 do campus de Higienópolis em São Paulo, 82 módulos de painéis solares do fabricante Canadian Solar, os quais foram instalados em 4 diferentes arranjos, ocupando uma área de 132 m² da laje. Cada arranjo é composto ou de placas de diferentes tipos ou é formado por placas instaladas com diferentes inclinações, ou seja, com diferentes ângulos de azimute. Neste trabalho, comparam-se os dados medidos de produção de energia elétrica durante os meses de setembro a novembro de 2016 com os valores preditos pelo simulador BlueSol 3.0. A irradiação solar sobre a laje também foi medida. A diferença entre os valores simulados e medidos para a produção de energia nos meses de setembro e outubro foi compatível com a diferença de irradiação solar real e considerada pelo software e também com a limpeza da superfície das placas efetuada no mês de outubro. Observou-se uma maior discrepância entre os valores simulados e preditos no mês de novembro, evidenciando de que há outros fatores, como possivelmente a temperatura das placas e hipóteses de modelagem que causam a divergência entre valores simulados e medidos. Contudo, os desvios não foram elevados, sendo da ordem de no máximo 5%. Neste trabalho, usou-se o software para mostrar como a produção de energia elétrica poderia ser aumentada, obtendo-se um aumento de 6% na produção alterando-se apenas o arranjo dos painéis.

References

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA ANEEL. Balanço de informações de Geração. Disponível em: <http://relatorios.aneel.gov.br/_layouts/xlviewer.aspx?id=/ RelatoriosSAS/RelSAMPRegiaoEmp.xlsx&Source=http%3A%2F%2Frelatorios%2Eaneel%2Egov%2Ebr%2FRelatoriosSAS%2FForms%2FAllItems%2Easpx&DefaultItemOpen=1>. Acesso em: 08 nov. 2015.

NAKABAYASHI, R. K. Microgeração Fotovoltaica no Brasil: Condições atuais e Perspectivas Futuras. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

EPE. Balanço energético nacional – Relatório síntese. 2016. Disponível em: <https://ben.epe.gov.br/BENRelatorioSintese.aspx?anoColeta=2016&anoFimColeta=2015>. Acesso em: 01/03/2017.

EPE. Balanço energético nacional – Relatório síntese. 2021. Disponível em: <https://www.epe.gov.br/pt/publicacoes-dados-abertos/publicacoes/balanco-energetico-nacional-2021> Acesso em: 18/06/2021.

RAMOS, L.C.; OLIVEIRA, G.G.; TVRZSKÁ DE GOUVÊA, M; AMARAL, M.A; GUIMARÃES, D.P.; ROSA, M.T.M.G. Análise da viabilidade e dimensionamento de placas fotovoltaicas para uma microempresa do setor de alimentos. Brazilian Journal of Development, v. 7, n.3, p. 29593-29614, 2021.

AZADIAN, F.; RADZI, M.A.M. A general approach toward building integrated photovoltaic systems and its implementation barriers: a review. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 22, p. 527-538, 2013.

RAJESH, R.; MABEL, M.C. A comprehensive review of photovoltaic systems. Renewable and Sustainable Energy Reviews, v. 51, p. 231-248, 2015.

Published

2021-07-08

How to Cite

Cozaciuc, G. T., Passos, T. M., Sampaio, P., Caly, J. P., Rosa, M. T. de M. G., Guimarães, D. H. P., & Gouvêa, M. T. de. (2021). Avaliação da produção de energia de um sistema fotovoltaico instalado na Universidade Presbiteriana Mackenzie – Campus Higienópolis / Evaluation of energy production from a photovoltaic system installed at Mackenzie Presbyterian University – Campus Higienópolis. Brazilian Journal of Development, 7(7), 68839–68849. https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-186

Issue

Section

Original Papers