Estudos e resultados finais do grupo de pesquisa do CNPq em moda, história e têxtil-GEMOTEX (2019-2020): kombucha e fibra da urtiga / Studies and final results of the research group CNPq in fashion, history and textile-GEMOTEX (2019-2020): kombucha and nettle fiber

Ronaldo Salvador Vasques, Ana Beatriz Pires da Silva, Caroline Schuch Klein, Camila Pereira, Giulia Mendonça Tenorio de Albuquerque, Fabrício de Souza Fortunato, Luciane do Prado Carneiro, Márcia Regina Paiva de Brito

Abstract


Embora exista uma produção bibliográfica considerável sobre moda, história e das coleções dos têxteis usados ao longo dos tempos, o fato é que tais estudos se restringem à identificação dos materiais têxteis associados à moda de forma incipiente ainda. Nesse sentido, há uma carência e necessidade de um estudo mais aprofundado sobre os produtos têxteis e as suas especificidades. O presente estudo privilegia as abordagens teóricas e os procedimentos metodológicos adequados ao tratamento de diferenciadas formas de pensar a moda e o têxtil, por intermédio de pesquisas realizadas pelo grupo GEMOTEX. Neste contexto, foi realizado um estudo prático metodológico com os materiais têxteis nos laboratórios têxteis e da Tecidoteca da Universidade Estadual de Maringá-UEM, por meio de manuseio/identificação dos produtos encontrados no decorrer da pesquisa, nos projetos: PIC/UEM “Desenvolvimento de acessórios voltados para o vestuário utilizando como matéria-prima o couro de kombucha” e PIBIC/CNPQ “Urtiga: desenvolvimento de produto para o vestuário por meio da utilização da fibra com cunho sustentável”, ambos no viés do eixo têxteis e moda. O objetivo é compartilhar os resultados finais das pesquisas citadas, com o intuito de preencher a escassez de informações, contribuindo, assim, com a produção de dados relevantes para serem empregados como fonte de pesquisa tanto por acadêmicos quanto por profissionais dessas áreas correlatas. Desse modo, adentrar nas diversas linhas de pesquisa possibilita a participação não só de alunos e professores do curso de Moda da UEM - Cianorte, mas também de docentes e discentes de outras áreas, como design, engenharias, técnicos de produção e têxteis, entre outros.


Keywords


Têxteis, Kombucha, Urtiga, Moda, Gemotex.

References


ALBUQUERQUE, G. M. T.; BRITO, M. R. P.; BULLA, E. V.; FORTUNATO, F. S.; RICCI, A.; PEREIRA, C.; MAIA, E. M.; VASQUES, R. S. Urtiga: Desenvolvimento de produto para o vestuário por meio da utilização da fibra com cunho sustentável. In: SANTOS, C. A. (Org.) Experiências em Agroecologia [recurso eletrônico]. – Maringá, PR: Uniedusul Editora, 2020. 134-147.

ALBUQUERQUE, G. M. T.; FORTUNATO, F. S.; VASQUES, R. S.; PEREIRA, C. Estudo da fibra da urtiga e do algodão colorido orgânico: Desenvolvimento de produtos para o vestuário por meio do cruzamento de fibras. In: HOLZMANN, H. A.; DALLAMUTA, J.; MAZUR, V. T. (Orgs.). As engenharias e seu papel no desenvolvimento autossustentado [recurso eletrônico]. – Ponta Grossa, PR: Atena, 2020.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 14727: Materiais têxteis — Determinação da resistência à tração e alongamento de tecidos planos (grab test) em dinamômetro tipo CRT. Rio de Janeiro: ABNT, 2016.

CRANE. D. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. Editora Senac. São Paulo, 2006.

FLETCHER, Kate. Moda & Sustentabilidade: design para mudança. São Paulo: Senac São Paulo, 2011. OLIVEIRA, Geraldo dos Santos; CARDOSO, Jany. Agroecologia. Disponível em:https://www.embrapa.br/contando-ciencia/agroecologia/ /asset_publisher/Gh7VczqVqPYX/content/conheca-a-historia-do-algodaocolorido/1355746?inheritRedirect=false. Acesso em: 22 set. 2018.

KLEIN, C. S.; SILVA, A. B. P.; VASQUES, R. S.; CARNEIRO, L. P.; FORTUNATO, F. S. Estudo e desenvolvimento de acessórios voltados para o vestuário utilizando como matéria-prima o couro de Kombucha. In: In: HOLZMANN, H. A.; DALLAMUTA, J.; MAZUR, V. T. (Orgs.). As engenharias e seu papel no desenvolvimento autossustentado [recurso eletrônico]. – Ponta Grossa, PR: Atena, 2020.

SIMILI, G. I.; VASQUES, Ronaldo Salvador et al (Org.). Indumentária e moda: caminhos investigativos. Editora: Eduem, Maringá, 2013.

TRUPIN, L. D. O que é uma coleção de têxteis? Questão de conservação em coleção de bandeiras e casas históricas. São Paulo. Museu Paulista da USP, 2006.

UDALE, J. Fundamentos de design de moda: tecidos e moda. Bookman, Porto Alegre. 2009.

VASQUES, R. S. A indústria têxtil e a moda brasileira nos anos de 1960. 1.ed. Curitiba, PR: Appris, 2018.

VASQUES, R.S; SILVA, A. B. P; KLEIN, S.C. MAIA, B.R.E.; FORTUNATO, F. S; ANDRADE, K; BRITO, M. R. P; DIAS, R.C.R. Tecidoteca: Estudo sobre a cultura do têxtil, roupas e acessórios produzidos com algodão colorido orgânico brasileiro. Brazilian Journal of Developmen, Curitiba, v. 6, n.12, p.95481-95494 dec. 2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-155

Refbacks

  • There are currently no refbacks.