Estudo do Conceito BIM (Building Information Modeling), Modelagem da Informação da Construção, como proposta de inclusão no Curso de Engenharia Civil do IFMA – Campus Monte Castelo / Study of the BIM (Building Information Modeling) Concept as a proposal for inclusion in the Civil Engineering Course at the IFMA Monte Castelo Campus

Mohara de Oliveira Nascimento, Fábio Henrique Silva Sales

Abstract


No âmbito da construção civil o conceito BIM (Building Information Modeling), conhecido como Modelagem da Informação da Construção, tem sido mundialmente expandido e utilizado uma vez que se trata de uma metodologia que permite que as diferentes disciplinas e fases de um projeto sejam interligadas e compatibilizadas. O que propicia a identificação antecipada de erros, de forma a evitar que eles sejam mantidos e propagados, como resultado tem-se uma economia de custo e tempo. Logo, é essencial que os futuros profissionais conheçam e dominem tal metodologia. Sendo assim, o presente artigo teve por objetivo propor a implantação de uma disciplina voltada para o estudo do conceito BIM no curso de Engenharia Civil do IFMA – Campus Monte Castelo. Para isso, foi testado o uso dessa metodologia como auxílio no desenvolvimento de projetos construtivos para o instituto, o que resultou em uma proposta de acessibilidade para a biblioteca do campus e na realização de um workshop com os alunos, que puderam conhecer o conceito e analisar sua viabilidade. Foram feitas também visitas a empresas de construção civil em São Luís-MA para analisar se elas conhecem, utilizam e acham viável essa tecnologia, como resultado 75% das entrevistadas concordam com a implantação de uma disciplina de BIM nas instituições superiores, no workshop os alunos foram unanimes em favor da ideia. Assim sendo, o estudo foi indispensável uma vez que o IFMA é um instituto tecnológico que precisa acompanhar o desenvolvimento externo, para gerar profissionais cada vez mais capacitados ao mercado de trabalho.


Keywords


BIM, Modelagem da Informação da Construção, Disciplina.

References


- EASTMAN, C.; TEICHOLZ, P.; SACKS, R.; LISTON, K. Manual de BIM: um guia de modelagem para arquitetos, engenheiros, gerentes, construtores e incorporadores. Porto Alegre: Bookman, 2014. 483 p.

- ESCOLA POLITÉCNICA DA USP. Poli/USP trabalha para disseminar o BIM no Brasil. Disponível em: . Acesso em: 30/08/2015.

- NZE, G. D. A. et al. Tecnologia Bim aplicada ao combate a incêndio. Brazilian Journal of Development. v. 6, n. 12, p. 94786-94801. 2020.

- MOLINA, Mauricio Leonardo Aguiar; JUNIOR, Waldyr Azevedo. FORMAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL: DESAFIOS PARA O CURRÍCULO NA UFJF. Disponível em: . Acesso em: 04/09/2015.

- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9050: Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos Informação e documentação. Rio de Janeiro, 2015.

- SHARIF, Tahir. Building Information Modeling. Disponível em: . Acesso em 20/10/2015.

- CARDIA, Wesley. SILVA, Rafael Teixeira da. Engenheiros destacam sistema que permite melhor gestão de obras públicas. Disponível em: . Acesso em 10/11/2015.

- AMORIM, Kelly. BIM vira disciplina nos cursos de engenharia civil e ambiental da USP. Disponível em: . Acesso em 15/12/2015.

- SANTOS, Altair. Brasil entra na era BIM para obra de infraestrutura. Disponível em: . Acesso em: 05/01/2015.

- ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: Informação e documentação- Referências - Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

- USP. Júpter-Sistema de Graduação. Disponível em: . Acesso em: 17/02/2015.

- LIMA, Claudia Campos. Autodesk Revit Architecture 2014. 1ª ed. São Paulo: Érica, 2014. 432 p.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-138

Refbacks

  • There are currently no refbacks.