Uso da tomografia computadorizada de tórax como método de diagnóstico da Covid-19 / Use of chest computed tomography as a diagnostic method for Covid-19

Sandra Maria da Silva Marinho, Jâmeson Ferreira da Silva

Abstract


OBJETIVO: Destacar a importância do uso da tomografia computadorizada de tórax como método de diagnóstico da covid-19. METODOLOGIA: Baseou-se em uma revisão narrativa. Utilizou-se as seguintes bases de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE), Literatura Latino-americana e do Caribe (LILACS) e Base de Dados de Enfermagem (BDENF), acessadas por meio da busca avançada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Na execução da busca através das bases de dados supracitadas, definiram-se os Descritores em Ciência e Saúde (Decs): “Covid-19”, “Tomografia Computadorizada” e “SARS-CoV-2”. Para melhor organização da coleta da amostra, optou-se pelo uso da busca avançada. Os descritores foram combinados entre si com o conector booleano “OR” e “AND”. Após aplicação dos critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados para a amostra desta revisão 10 artigos. Não houve a inclusão de outros estudos após o processo de busca manual. RESULTADOS: Nesse cenário, a TC sendo um dos principais métodos auxiliares na detecção precoce de lesões pulmonares análogas a pneumonia viral pela COVID-19, facilita na delimitação de possíveis diagnósticos diferenciais e analise da gravidade que os pacientes internados. CONCLUSÃO: Diante do exposto, evidencia-se que o uso da tomografia computadorizada (TC) tem aumentado e sido empregado para a avaliação de pacientes suspeitos de infecção pelo novo coronavírus, além disso o TC de tórax apresenta maior sensibilidade em comparação com os testes moleculares ou RT-PCR para diagnóstico das infecções pela SARS-CoV-2, mas vale ressaltar a importância da confirmação diagnóstica com o teste viral e o histórico clínico do paciente.


Keywords


Covid-19, Tomografia Computadorizada, SARS-Cov-2.

References


ACR - Colégio Americano de Radiologia. COVID-19 Recursos Clínicos para Radiologistas, 2020. Disponível em: https://www.acr.org/Clinical- Resources/COVID-19-Radiology-Resources.

AMARO JÚNIOR, YAMASHITA et al. Aspectos básicos de tomografia computadorizada e ressonância magnética. Brazilian Journal of Psychiatry, v. 23, p. 2-3, 2017.

CORRÊA, Maria Cristina Silva Montenegro. Caderno Didático de Anatomia e Fisiologia (IFPR). Cadernos da Rede, v. 1, n. 1, 2018.

CBR. Recomendações de uso de métodos de imagem para pacientes suspeitos de infecção pelo COVID-19, Colégio Brasileiro de Radiologia, 2020.

DIAS et al. Abordando o sistema respiratório em uma perspectiva dos três momentos pedagógicos. CARPE DIEM. Revista Cultural e Científica do UNIFACEX, v. 16, n. 1, 2018.

GUAN et al. Características clínicas da doença de Coronavírus 2019 na China. New England Journal Of Medicine, 2020.

DE SOUSA, CABECA, BARROS, PANTOJA, LADISLAU, SOUSA et al. Implementation of telemedicine specialized appointment in Eastern Amazon State of Pará. REVISTA LATINOAMERICANA DE TELESSAÚDE, v. 6, p. 126-130, 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde - SCTIE. Diretrizes Para Diagnóstico e Tratamento da COVID-19. 06 de abril de 2020. Brasília: Ministério da Saúde, 2020.

RUGGIERO M, CHOI WS, MASRI D, FLYER M, SHYKNEVSKY I, STEIN EG et al. Three unsuspected CT diagnoses of COVID-19. Emergency Radiology. 2020.

ALEXANDRE, BEZERRA, SÁ-SERAFIM, COUTINHO et al. Representações e ancoragens sociais do novo coronavírus e do tratamento da COVID-19 por brasileiros. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-081

Refbacks

  • There are currently no refbacks.