Análise da profundidade de carbonatação em argamassas de revestimento com substituição parcial de areia natural por resíduo de construção civil (RCC) / Analysis of the carbonation depth in lime mortars with partial replacement of natural sand by civil construction residue (RCC)

Authors

  • Guilherme Amaral de Moraes
  • Cristina Eliza Pozzobon
  • Diego Alan Wink Consatti
  • Flávia Izabel Bandeira
  • Lucas Fernando Krug

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv4n6-324

Keywords:

fenolftaleína, durabilidade, resíduos da britagem do concreto

Abstract

A indústria da construção civil é um setor produtivo que possui significativo papel na economia nacional. Em contrapartida, este setor se sobressai como uma atividade geradora de elevada quantidade de resíduos.Com a finalidade de criar uma alternativa de reutilização desses materiais e desempenhar um papel frente à sustentabilidade, elaborou-senesse trabalho argamassas com a utilização de resíduos da britagem do concreto, nas proporções 1:1:4, 1:1:6 e 1:1:8. Para cada traço realizou-se a argamassa referência,contendo apenas areia natural, eas outras coma substituição da areia natural por resíduo de concreto moído nas porcentagens de 10 %, 20% e 30%. Após moldagem e rompimento dos corpos de prova por tração na flexão, analisou-se a profundidade de carbonatação aos 7, 28 e 56 dias.Na análise dessa profundidade, de maneira geral, observaram-se valores pouco variáveis, entre os lotes com substituição de RCC, se comparados com o lote referência, algo positivo.

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 13279: Argamassa para assentamento e revestimento de paredes e tetos: determinação da resistência à tração na flexão e à compressão: Rio de Janeiro, 2005.

______. NBR 13529: Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas: Rio de Janeiro, 1995.

BAUER, Luiz Alfredo Falcão. Materiais de construção. 2 v. 5. ed. rev. Rio de Janeiro: LTC, 2012. 538p.

CARASEK, Helena. MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL e Princípios de Ciência e Engenheria de Materiais. 1. ed.. São Paulo: G. C. Isaia, 2007. p. 863-904.

GUIMARÃES, José Epitácio Passos. A cal - Fundamentos e Aplicações na Engenharia Civil. 1. ed. São Paulo: Pini, 1997. 285 p.

JOCHEM, Lidiane Fernanda. Estudo das argamassas de revestimento com RCD: Características físicas e propriedades da microestrutura.Dissertação (mestrado) - Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC, 2012. 221 p.

LADEIRA, Lucas; CALIXTO, José Márcio; LADEIRA, Luiz Orlando; SOUZA, Tarcizo; DIAS, Ana Elisa. Resistência à carbonatação de argamassas fabricadas com nanotubos de carbono sintetizados diretamente sobre cimento Portland. 59º Congresso Brasileiro de Concreto. Bento Gonçalves, RS, 2017.

LAPA, José Silva. Estudo de viabilidade técnica de utilização em argamassa do resíduo de construção oriundo do próprio canteiro de obra. 2011. 133p. Dissertação apresentada para obtenção do titulo de Mestre em Construção Civil ao Programa de Pós-Graduação em Construção Civil da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, BH, 28 de fevereiro de 2011.

MOURA, Cristiane Borges. Aderência de revestimentos externos de argamassa em substratos de concreto: influência das condições de temperatura e ventilação na cura do chapisco. 2007. 234 p.Dissertação apresentada ao programa de pós-graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como parte dos requisitos para obtenção do titulo de Mestre em Engenharia na modalidade acadêmica.Porto Alegre, dezembro de 2007.

SABBATINI, Fernando Henrique; BAÍA, Luciana Leone Maciel. Projeto e execução de revestimento argamassa. IV ed.. São Paulo: O nome da Rosa, setembro de 2008. 83 p.

SIQUEIRA, José Eduardo Lobato de. Utilização de fibras naturais e sintéticas em argamassas de revestimento de alvenaria: estudo comparativo de desempenho. 2006. 217p. Dissertação submetida à Universidade Federal de Santa Catarina para a obtenção do Título Mestre em Engenharia Civil, PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL – PPGEC. Florianópolis, SC, agosto de 2006.

SPERB, Júlio Emanuel Klafke. Carbonatação e absorção capilar de concretos com adição minerais e ativadores químicos. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, 2003.

VAGHETTI, Marcos Alberto Oss. Efeitos da cinza volante com cinza de casca de arroz ou sílica ativa sobre a carbonatação do concreto de cimento portland. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, Santa Maria, 1999.

Published

2018-07-31

How to Cite

Moraes, G. A. de, Pozzobon, C. E., Consatti, D. A. W., Bandeira, F. I., & Krug, L. F. (2018). Análise da profundidade de carbonatação em argamassas de revestimento com substituição parcial de areia natural por resíduo de construção civil (RCC) / Analysis of the carbonation depth in lime mortars with partial replacement of natural sand by civil construction residue (RCC). Brazilian Journal of Development, 4(6), 3212–3225. https://doi.org/10.34117/bjdv4n6-324

Issue

Section

Original Papers