TICs ferramentas pedagógicas educacional:Importância dos Recursos Tecnológicos Utilizados no Auxílio para Ensino-Aprendizagem da Matemática/ TICs educational pedagogical tools:Importance of Technological Resources Used in The Aid for Teaching-Learning mathematics

Gutemberg Leão Brasil, Igor Pereira Aguiar, Nielson Honório Caires

Abstract


Considerada como uma das disciplinas mais importantes dos estudos escolares, e ao mesmo tempo uma das mais complexas, sobretudo nas séries iniciais, a matemática é a ciência visível no dia a dia dos alunos e uma das responsáveis pelas evoluções tecnológicas alcançadas nas últimas décadas. Neste cenário, o ensino atual busca ressignificar as práticas educacionais, baseadas, essencialmente, na associação com a realidade dos discentes, que vivenciam as revoluções tecnológicas, principalmente àquelas voltadas a Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs). Tais metodologias mitigam as dificuldades de aprendizagem, promovem o interesse dos alunos e consequentemente diminui a evasão escolar. Nessa perspectiva, este estudo traz reflexões acerca da utilização de avanços tecnológicos como ferramenta na busca por estratégias pedagógicas que signifiquem o processo de ensino e aprendizagem da matemática. Neste sentido, objetiva-se analisar a utilização de recursos de TICs na educação matemática e sua repercussão na aprendizagem do estudante da educação básica. Para tanto, recorre-se as contribuições bibliográficas atuais, a partir da leitura de artigos e trabalhos científicos e referencialmente, as diretrizes elaboradas pelo Governo Federal através dos parâmetros curriculares nacionais, como elemento metodológico de importante saber para compreensão e entendimento da visão recorrente sobre a temática. Mediante o prévio levantamento, constatou-se que o uso de recursos tecnológicos em sala de aula, tais como: vídeos, software, retroprojetor, TV, rádio, Smart TVs, maquinas fotográficas, internet, pen drive, dispositivos móveis, computadores, Bluetooth; essencialmente os recursos midiáticos, propiciam aulas mais dinâmicas e atrativas. Isso desencadeia nos alunos uma maior motivação e participação nas aulas, melhora seu desempenho em relação aos conteúdos matemáticos estudados, trazendo mais significância a todo o processo de ensino-aprendizagem. Contudo há ainda desafios para a implementação, utilização e atualização das TICs no contexto escolar.


Keywords


Tecnologias, Educação, Matemática.

References


ARAÚJO, I. R. de O. A Utilização de Lúdicos para Auxiliar a Aprendizagem e Desmistificar o Ensino da Matemática. TCC. Mestrado em Engenharia de Produção. Universidade Federal de santa Catarina. Florianópolis, 2000.

BRASIL, Secretária de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC, 1998.

CARVALHO, João Bosco Pitombeira de; et al. Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 81, n. 199, 2000.

COSTA, J. F., RENGEL E., CAMARGO S., GIOPPO C. O CELULAR E O ENSINO DE ONDAS NA ESCOLA: Uma Proposta Preliminar. II Congresso Internacional TIC e Educação. 2012.

FERREIRA, Fernanda Pires. O Uso das TIC nas Aulas de Matemática na Perspectiva do Professor. TCC. Licenciatura em Matemática. Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá. 2013.

KIM, Larissa Martins Silva. O Uso das Tecnologias da Comunicação e Informação (TCIs) como Ferramenta Didático-Pedagógica na Educação Infantil. TCC. Especialização em Mídias na Educação. Universidade Federal de São João Del-Rei Núcleo de Educação à Distância. São João Del-Rei, 2019.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 1994.

MACIEL, Mariana De Vargas. A Importância do Ensino da Matemática na Formação do Cidadão. TCC. Graduação de Filosofia, Ciências e Letras. Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Uruguaiana, 2009.

MARTINES, Regis dos Santos. O Uso das TICs Como Recurso Pedagógico em Sala de Aula. CIET:EnPED, São Carlos. 2018.

NUNES, Francine. L. P. SARACENI, Gisely. C. M. G. O Lúdico no Aprendizado da Matemática na Educação Infantil. TCC. Curso de Pedagogia. Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium. Lins/São Paulo 2013.

PEREIRA, Bernadete Terezinha. O Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação na Prática Pedagógica da Escola. CIET:EnPED. São Carlos. 2018.

PINHEIRO, P. P. Boas Práticas Legais no Uso da Tecnologia Dentro e Fora da Sala de Aula. Guia Rápido para as Instituições Educacionais. PPP Advogados. 2007.

PRESTES, M. L. de M. Introdução / Pesquisa, Livro Pesquisa e a Construção do Conhecimento Científico: do Planejamento aos Textos, da Escola à Acadêmica. Edição: 4º, Editora: Rêspel.: 2012.

SILVA, Ellery Henrique Barros da. PROFESSOR E AS NOVAS TECNOLOGIAS: Formação, Saberes e Prática na Educação. CIET:EnPED, São Carlos. 2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-071

Refbacks

  • There are currently no refbacks.