Mutirão da saúde: abordagem de pacientes para aferição de glicemia capilar na cidade de Ponta Grossa- PR/ Mutirão da saúde: approaching patients to measure capillary glycemia in the city of Ponta Grossa- PR

Authors

  • Rosana Letícia da Rosa
  • Robson Schimandeiro Novak
  • Nayara Silva Galvão
  • Diego José Schebelski
  • Gessica Ferreira de Quadros
  • Gerusa Clazer Halila Possagno

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-066

Keywords:

Diabetes mellitus, Glicemia capilar, Campanha.

Abstract

O Diabetes mellitus (DM) é uma doença metabólica caracterizada por níveis elevados e persistentes de glicemia plasmática. A classificação proposta pela Organização Mundial da Saúde e pela American Diabetes Association é DM tipo 1 e DM tipo 2. A Federação Internacional do Diabetes estima que em 2010 cerca de 250 milhões de pessoas apresentavam o problema em todo o mundo – 4% delas (10 milhões) no Brasil. A tendência é que o número de pessoas acometidas pela doença aumente ao longo dos anos e que até 2025 esse número chegue a 380 milhões. Uma vez que a glicemia elevada pode desencadear várias complicações, a monitoração por meio da glicemia capilar é muito útil no sentido de avaliar o tratamento de pacientes diabéticos. Desta forma, o Lions Clube de Ponta Grossa realizou juntamente com a Universidade Estadual de Ponta Grossa, o Exército e a Prefeitura Municipal, o ‘Mutirão da Saúde’. O evento teve como objetivo verificar a glicemia capilar da população, visando o aconselhamento a respeito do risco dos valores elevados de glicemia. Das 498 pessoas atendidas, 18,07% delas relataram ser diabéticas e destas a maioria apresentava glicemia acima de 140mg/dL. Dentre as pessoas entre 15 a 25 anos, apenas uma alegou ter a doença, já entre 76 e 85 anos a porcentagem de pacientes diabéticos subiu para 22,22%. Em relação aos não diabéticos, 5,36% deles apresentaram glicemia capilar acima dos valores preconizados. A partir dos dados analisados é evidente a importância de eventos como este, a fim de rastrear possíveis diabéticos, assim como esclarecer a importância da realização correta do tratamento por pacientes já diagnosticados. Os acadêmicos puderam ter contato com a população, exercitando e aperfeiçoando conhecimentos adquiridos em sala de aula, como a verificação da glicemia capilar, bem como as orientações à população.

References

AMERICAN DIABETES ASSOCIATION. Standards of Medical Care in Diabetes – 2011. Diabetes Care, v. 35, Suppl 1, Jun, 2020.

AMERICAN DIABETES ASSOCIATION. Diagnosing Diabetes and Prediabetes

Disponível em:< http://www.diabetes.org/diabetes-basics/diagnosis/?loc=DropDownDB-diagnosis>. Acesso em: 18/04/2021.

BRASIL. SECRETARIA DE ACOMPANHAMENTO E ESTUDOS INSTITUCIONAIS. Diabetes mata

quatro vezes mais que AIDS. Disponível em: < http://geopr1.planalto.gov.br/saei/noticias/seguranca- sanitaria/diabetes-mata-quatro-vezes-mais-que-aids-diz-ministerio-da-saude>. Acesso em: 18/04/2021.

BRASIL. SAÚDE DO IDOSO. Diabetes. Disponível em:< http://www.brasil.gov.br/sobre/saude/saude- do-idoso/diabetes/print >. Acesso em: 18/04/2021.

BRASIL. PORTAL DA SAÚDE. Campanha dia mundial do Diabetes. Disponível em:

<http://portal.saude.gov.br/portal/saude/area.cfm?id_area=1457 >. Acesso em: 18/04/2021.

SANCHES, A.C.C.; CORRER, C. J. Sinais vitais e glicemia capilar. In: CORRER, C. J.; OTUKI, M. F. (organizadores). A prática farmacêutica na farmácia comunitária. Porto Alegre: Artmed, 2013, p.397- 420

SANCHES, A. C. C. Tratamento com insulinas análogas em pacientes com diabetes mellitus tipo 1 no estado do Paraná: efetividade e análise econômica. [tese]. Curitiba: Universidade Federal Paraná; 2011.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETES. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2009). Disponível em:<http://www.diabetes.org.br/attachments/diretrizes09_final.pdf >.

Acesso em: 18/04/2021.

Published

2021-07-05

How to Cite

Rosa, R. L. da, Novak, R. S., Galvão, N. S., Schebelski, D. J., Quadros, G. F. de, & Possagno, G. C. H. (2021). Mutirão da saúde: abordagem de pacientes para aferição de glicemia capilar na cidade de Ponta Grossa- PR/ Mutirão da saúde: approaching patients to measure capillary glycemia in the city of Ponta Grossa- PR. Brazilian Journal of Development, 7(7), 66123–66131. https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-066

Issue

Section

Original Papers