A educação para o trânsito no Brasil / Traffic education in Brazil

João Paulo Benevides de Melo, Pedro Ramon Pinheiro de Souza

Abstract


O presente artigo é parte integrante da minha Dissertação de Mestrado. O objetivo deste artigo é contextualizar a educação para o trânsito no Brasil. Trata-se de uma sintetização de teórica acerca deste tema onde pretende-se chamar a atenção para o número de mortes no trânsito. Os resultados apontam que é dever do Estado propor medidas preventivas que ajudem a minimizar os índices de acidente de trânsito, utilizando os recursos necessários para elaborar projetos e campanhas educativas em parcerias com órgãos e entidades da federação de forma continuada.


Keywords


Educação para o Trânsito, Educação no Trânsito, Temas Transversais, Prática Pedagógica.

References


BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : apresentação dos temas transversais, ética / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Biodiversidade Brasileira. Disponível em: Acesso em Mai de 2019.

CAMPOS, Cintia Isabel de et al. A importância da educação de trânsito na formação de cultura de segurança no trânsito. Anais... In.: III Simpósio de pós-graduação em Engenharia Urbana, 2012.

HOFFMANN, R.; LEONE, E. Participação da mulher no mercado de trabalho e desigualdade da renda domiciliar per capita no Brasil: 1981-2002. Nova Economia. Revista do Departamento de Ciências Econômicas da UFMG, Belo Horizonte, v. 14, n. 2, maio-agosto 2004.

MACIEL, Victor. Ministro da Saúde apresenta dados e ações para segurança no trânsito. Ministério da saúde. 2017. Disponível em:< http://portalms.saude.gov.br/noticias/agencia-saude/29654-ministro-da-saude-apresenta-dados-e-acoes-para-seguranca-no-transito> Acesso em Jun. de 2018.

MARCIEL, Marilene. Trânsito e educação numa proposta transversal. Caderno Discente do Instituto Superior de Educação. Aparecida de Goiânia. Ano 2, n. 2. 2008.

MARÍN-LEÓN, Letícia; VIZZOTO, Marília Martins. Comportamentos no trânsito: um estudo epidemiológico com estudantes universitários. Cad. De Saúde Pública, Rio de Janeiro, 19(2):515-523, mar-abr, 2003.

MARTINS, Rafael Tárrega. Seguro DPVAT: seguro obrigatório de veículos automotores de vias terrestres / Rafael Tárrega Martins. – Campinas, SP: Servanda Editora, 2009. 272p

MODIN, Elza Maria Canhetti. Práticas Educativas parentais e seus efeitos na criação de seus filhos. Psicol. Argum. 2008 jul./set., 26(54), 233-244.

OLIVEIRA, Cynthia Bisinoto Evangelista de; MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria. A relação família escola: intersecções e desafios. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 27, n. 1, p. 99-10., jan. /mar. 2010.

PANICHI, Renata Maria Dotta; WAGNER, Adriana. Comportamento de Risco no Trânsito: Revisando a Literatura sobre as Variáveis Preditoras da Condução Perigosa na População Juvenil. Revista Interamericana de Psicología/Interamerican Journal of Psychology , Vol. 40, n 2 , p. 159-166, 2006.

RODRIGUES, João Pedro Peres. O currículo Interdisciplinar e a educação para o trânsito. Revista Eletrônica de Divulgação Científica. Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico. Disponível em: http://www.faculdadedondomenico.edu.br/revista_don/curriculo_ed1.pdf

SIMIONI, Viviane. Educação e Trânsito: Uma Mistura que dá certo, Toledo-PR, 2007 Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais – Prêmio em Agosto 2009.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-063

Refbacks

  • There are currently no refbacks.