Telerradiologia e suas aplicações: uma revisão integrativa da literatura / Teleradiology and its applications: an integrative literature review

Fátima Thaís Castro Muniz, Jameson Ferreira da Silva

Abstract


Dá-se o nome de telemedicina ao uso de tecnologias modernas dos ramos de telecomunicações e informação para a oferta de atenção médica, informações e serviços à distância, tanto para pacientes quanto para outros profissionais da área da saúde. A constante evolução da tecnologia e dos meios de comunicação faz com que a medicina à distância tenda a conquistar cada vez mais espaço no mercado. A telemedicina na radiologia é uma ferramenta útil de diagnóstico e consultoria remota, além da maior agilidade e da mesma confiabilidade de um laudo presencial, a telerradiologia elimina a necessidade de que o hospital mantenha equipe presencial de radiologistas, que pode representar um custo muito alto de acordo com a demanda do hospital. Este artigo consiste em uma revisão integrativa de literatura que visa avaliar a importância e aplicação da Telerradiologia, identificando as contribuições para os profissionais e pacientes. Foram percebidas facilidades que a Telemedicina promove no atendimento, e recursos que otimizam a realização de exames e elaboração dos laudos médicos, flexibilizando o dia a dia dos profissionais do setor, e promovendo redução nos custos, tornando viável sua implantação em uma unidade de saúde.


Keywords


Telemedicina, Radiologia, Informática.

References


BARRANCA, J. J. A. P. B. Aplicações de Telemedicina usando WEBRTC. 2016. Tese (Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação Médica) – Faculdade de Medicina, Universidade do Porto, Leiria, Portugal. 2016.

BRITO, B. de O.; LEITÃO, L. P. C. Telemedicina no Brasil: Uma estratégia possível para o cuidado em saúde em tempo de pandemia?. Revista Saúde em Redes, v. 6, Supl. 2, 2020.

CALIENDO, P.; SOARES, F. R. Os desafios da telemedicina: um debate sobre tributação e tecnologia. RVMD, Brasília, V. 11, nº 1, p. 307-327, Jan-jun. 2017.

CATAPAN, S. de C. et al. Estrutura e processo de trabalho para implantação da teleconsulta médica no Sistema Único de Saúde do Brasil, um estudo transversal com dados de 2017-2018. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 30, n. 1, e2020305, 2021.

CECILIO, H. P. M., et al. Modelos de revisão integrativa: discussão na pesquisa em Enfermagem. Atas - Investigação Qualitativa em Saúde. 2017.

GREYLING A., et al. Who PACS a Punch? The Role of the Picture Archiving and Communication System/Radiology Information System (PACS/RIS) in Quantifying Experiential Learning in Radiology Residency. J Digit Imaging. 2018.

JAIME, D. F. Avaliação de necessidades de sistemas de informação em radiologia, nos serviços de radiologia dos hospitais públicos de Moçambique. 2019. Tese (Mestrado em Informática Médica) - Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Porto, Portugal, 2019.

KETTNER, J. G. A importância do PACS (Picture Archiving and Communication System) no Hospital Geral de Santa Maria. Trabalho de Conclusão de Curso - Aperfeiçoamento Militar/Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais Médicos. p. 12. 2020.

MALDONADO, J. M. S. de V, et al. Telemedicine: challenges to dissemination in Brazil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro , v. 32, supl. 2, e00155615, 2016.

MARQUEZ FILHO, A. A. G. Um workflow para gestão de dados em sistemas de telemedicina. 2019. Tese (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Federal De Santa Catarina, Florianópolis, 2019.

NOBRE, L. F. Telerradiologia, internet e desenvolvimento de redes profissionais multidisciplinares: novos tempos para a especialidade?. Radiol Bras. 2017, vol.50.

PIMENTA, Claudiomar Dourado. Armazenamento de imagens DICOM em banco de dados NOSQL. 2016. 32 f. TCC (Especialização em Banco de Dados) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Computação, Cuiabá, 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-028

Refbacks

  • There are currently no refbacks.