Casa, família e pertencimento na tríplice fronteira amazônica / Home, family and belonging in the triple amazonian border

Antônia Marinês Goes Alves, Michel Justamand

Abstract


Este trabalho busca apresentar uma discussão sobre casa, família e pertencimento em relação a Tabatinga, região de Tríplice Fronteira - Tabatinga (BR), Letícia (CO) e Santa Rosa (PE) - a partir dos aportes teóricos desenvolvidos no artigo Casa, Família e pertencimento: a construção da pessoa em uma localidade no sul do Brasil, de autoria de Raquel Wiggers. O objetivo da autora foi apresentar como se dá a construção da pessoa em um contexto de mudança do rural para o urbano, levantando questões relacionadas a pertencimentos e atributos que são levados em consideração desde tempos remotos. Assim, buscou-se traçar uma discussão entre a realidade de Tabatinga, na tríplice fronteira, região norte do Brasil, com o que ocorre na comunidade trabalhada no Sul do país. Nesta perspectiva, observamos que muitos pontos convergem e encontram similitude, embora haja, geograficamente, um grande distanciamento entre os indivíduos, alvos do estudo proposto. Trabalhar tais questões, realizar essa breve aproximação, mostra-nos que se faz mister, realizar trabalhos voltados para as temáticas de Gênero e Família na região, contribuindo para o registro etnográfico local e regional para que possamos preservar nossas raízes, a partir do nosso sentido de pertencimento.


Keywords


Gênero , Pertencimento ,Tríplice fronteira .

References


ATAÍDE, L. Tabatinga: crônicas fronteiriças. Bogotá: Gente Nueva, 2015.

BESTARD, J. Parentesco y modernidad. Barcelona: Paidós, 1998.

BOURDIEU, P. O Poder simbólico. Rio de Janeiro: 2ª ed., Bertrand Brasil, 1998.

ALVES, Antônia Marinês Goes e JUSTAMAND, Michel. Alteridade na Tríplice Fronteira: uma questão sobre a migração peruana. In: OLIVEIRA, Ildete Freitas; JUSTAMAND, Michel e SOUZA, Nelly Mary Oliveira de. Fazendo Antropologia no Alto Solimões, vol. 20. O pensamento dissidente/divergente e as questões amazônicas. Embu das Artes: Alexa Cultural e Manaus: EDUA, 2019.

JUSTAMAND, Michel. Diversidade na Tríplice Fronteira Amazônica: Brasil, Colômbia e Peru. In: RODRIGUES, Gilse Elisa; JUSTAMAND, Michel e CRUZ, Tharcisio Santiago. Fazendo Antropologia no Alto Solimões: Diversidade Étnica e Fronteira. Embu das Artes: Alexa Cultural, 2016.

NOGUEIRA, R. J. B. Amazonas: a divisão da “monstruosidade geográfica”. Manaus: Universidade Federal do Amazonas, 2007.

PINA CABRAL, J. Os contextos da Antropologia. Coleção Memória e Sociedade. Lisboa: Difel, 1991.

PINTO, Maria Auxiliadora Coelho; JUSTAMAND, Michel e SOUSA, Sebastião Rocha de. Os Ticuna protagonizando no Alto Solimões. In: JUSTAMAND, Michel; RODRIGUES, Renan Albuquerque e CRUZ, Tharcisio Santiago. Fazendo Antropologia no Alto Solimões, vol. 7. Embu das Artes: Alexa Cultural, 2017a.

PINTO, Maria Auxiliadora Coelho; JUSTAMAND, Michel e SOUSA, Sebastião Rocha de. O exemplo Ticuna na Tríplice Fronteira: Brasil, Colômbia e Peru. Revista de Estudos Amazônicos – SOMANLU, ano 17, n. 1, jan./jun. 2017b.

WIGGERS, R. Casa, família e pertencimento: a construção da pessoa em uma localidade no sul do Brasil. Temáticas, Campinas, 21(42) v.1: 151-172, ago./dez. 2013.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-026

Refbacks

  • There are currently no refbacks.