Proposta de uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º ano do Ensino Fundamental / Proposal of a didactic sequence to teach Sexually Transmitted Infections (STI) in 8th grade

Aline Silva de Souza Barros, Maria Fernanda da Silva Gomes, Rayana Melo Paixão

Abstract


Este artigo tem por objetivo apresentar uma sequência didática para ensinar Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) no 8º do Ensino Fundamental. Essa temática é importante porque os casos de IST no estado do Amazonas vêm aumentando todos os anos, é importante que os adolescentes saibam os riscos, cuidados e precauções que devem ter ao iniciar sua vida sexual para não serem acometidos por tais infecções. Como resultado desse artigo, a sequência didática elaborada foi sustentada no enfoque do Alinhamento Construtivo, proposto por John Biggs e Catherine Tang, que é uma forma de organizar o conteúdo de modo alinhado para facilitar a compreensão dos alunos sobre o conteúdo abordado. Desse modo, esta sequência possui 3 etapas: 1) Apresentação da temática. 2) Comparação das IST. E 3) Avaliação. Espera-se que a sequência didática elaborada contribua para o professor e aluno como facilitador no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de IST.


Keywords


Alinhamento construtivo, Ensino, Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)

References


SEDUC – Secretaria de Educação do Governo do Amazonas. Proposta Curricular do Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano. Secretaria de Educação do Estado do Amazonas – SEDUC: Amazonas, 2018.

SEMED – Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Proposta Curricular 6º ao 9º. Secretaria Municipal de Educação – SEMED - Manaus, 2015.

GEWANDSZNAJDER, F. Ciências: Nosso corpo. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.

PEREIRA, F. Concepção de estudantes do ensino fundamental acerca das ISTS no município de Ibiassucê-BA. Congresso Nacional de Educação. Paraná, 2017.

GENS, N. et. al. Doenças sexualmentes transmissíveis: Conhecimento e comportamento sexual de adolescentes. Texto contexto - enferm. Florianópolis, 2017.

BRÊTAS, J. et. al. Conhecimento sobre DSTS/AIDS por estudantes adolescentes. Rev Esc Enferm USP 2009: 43(3);551-7. São Paulo, 2009.

SILVA, R. Dificuldades na abordagem do tema sexualidade para docentes em sala de aula. Vitória de Santo Antão, 2019.

BEZERRA, A.; AYUB, C. Gravidez na adolescência e DST, um trabalho conjunto com os alunos do 8º ano do ensino fundamental. Paraná, 2014.

MENDONÇA, A. Alinhamento Construtivo: fundamentos e aplicações. GONZAGA, A. Formação de Professores no Ensino Tecnológico: fundamentos e desafios. Curitiba-Brasil: CRV, v. 1, p. 109-130, 2015.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-022

Refbacks

  • There are currently no refbacks.