Dente canino: uma leitura cinematgráfica pelo método / Canine tooth: a kinematographic reading by the method

Diana Patricia Ferreira de Santana, Neide Biodere

Abstract


O objetivo deste trabalho é realizar a leitura crítica do filme Dente Canino pelo Método Recepcional, abordando o filme como um “texto”. O trabalho foi realizado pelo Método Recepcional de Bordini e Aguiar, orientado pelos pressupostos teóricos da Estética da Recepção de Hans Robert Jauss e a Teoria do Efeito de Wolfang Iser. Para a realização da pesquisa foram elaboradas propostas didáticas vinculadas ao método e aplicadas em sala de aula para discussão e análise. As proposições foram cumpridas e a partir de leituras, apresenta-se um recorte do trabalho focado na temática da educação domiciliar e como o filme pode ser um material importante para o ensino de leitura.

 


Keywords


Dente Canino, Método Recepcional, Linguagem Cinematográfica, Educação Domiciliar.

References


ARAÚJO, Inácio. O complexo mundo do cinema. [Entrevista concedida à SED. Caderno do professor: três]. Secretaria Estadual da Educação, Fundação para o Desenvolvimento da Educação. São Paulo: FDE, 2009.

BORDINI, Maria da G.; AGUIAR, Vera T. de; Literatura - A Formação do Leitor: alternativas metodológicas. 2 ed. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos Temas Contemporâneos Transversais, ética/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

FERRO, M. Filme: uma contra-análise da sociedade? In: LE GOFF, J.; NORA, P. (Orgs.). História: novos objetos. Trad.: Terezinha Marinho. Rio de Janeiro: F. Alves, 1976. p. 202-203.

______. Cinema e História. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

ISER, Wolfgang. O ato da leitura. Uma teoria do efeito estético. vol. 1. Tradução. Johannes Kretschmer. São Paulo: Editora 34, 1996.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. São Paulo: Ática, 1994.

______. A Estética da Recepção: colocações gerais. In: LIMA, L. C. A literatura e o leitor. Textos de Estética da Recepção. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002a. p. 67-84.

KOCH, I. G. V. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1992.

MAFFESOLI, Michel. A Transfiguração do Político: a tribalização do mundo. Porto Alegre: Sulina, 2001.

MAGALHÃES, C. Cinema: passado e presente. [Entrevista concedida à SED. Caderno de cinema do professor: três]. Secretaria Estadual da Educação, Fundação para o Desenvolvimento da Educação. São Paulo: FDE, 2009.

NAPOLITANO, M. Cinema: Experiência cultural e escolar. [Entrevista concedida à SED. Caderno de cinema do professor: dois]. Secretaria Estadual da Educação, Fundação para o Desenvolvimento da Educação. São Paulo: FDE, 2009.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio, ou, Da educação. 3a ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

SAHD, Luiz Felipe Netto de Andrade e Silva. A noção de Liberdade no Emílio de Rousseau. In: Trans/Form/Ação, São Paulo, 28(1): 109-118, 2005.

TRAVAGLIA, L. C. Gramática e Interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1997.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-021

Refbacks

  • There are currently no refbacks.