Currículo, cultura e prática docente / Curriculum, culture and teaching practice

Carlos André de Sousa Dublante, Francisca Morais da Silveira, Gardênia de Almeida Bezerra, Heridan de Jesus Guterres Pavão Ferreira, Janilda Lima dos Santos Silva, Raiânisan Felizardo da Silva, Rosana Araújo Rocha

Abstract


O presente artigo analisa as relações estabelecidas entre currículo, cultura e prática docente. Questiona-se a valorização dos conhecimentos do aluno nas práticas curriculares e se estas têm possibilitado a formação de sujeitos na busca pela transformação social. A pesquisa é de cunho bibliográfico com abordagem qualitativa. Compreendeu-seque o currículo é entendido como espaço de disputa composto por interesses corporativos e que a dimensão da prática docente busca desenvolver a reconstrução humana, favorecendo a transformação em busca de uma pedagogia que valoriza a história dos sujeitos, identificada nos saberes e memórias que podem colaborar para a construção de uma pedagogia crítica que valoriza a cultura, o coletivo e a organização social refletida na realidade dos sujeitos.


Keywords


Currículo, Prática Docente, Pedagogia Crítica e Cultural.

References


APPLE, Michael W. A política do Conhecimento Oficial: faz sentido a ideia de um currículo Nacional / Moreira, Antônio F. B e Silva, Tomaz Tadeu da. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

ARROYO, Miguel G.Currículo, Território em Disputa. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.

AZEVEDO, Janete Maria Lins de. O Estado, a Política Educacional e a Regulação do Setor Educação no Brasil: uma abordagem histórica. In: Ferreira, N. S. C. e Aguiar M. A. da S. (Orgs.). 6. ed. São Paulo: Cortez, 2008. p.20-21.

DEL PINO, Mauro. Política educacional, emprego e exclusão social. In: GENTILI, Pablo; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.). A Cidadania Negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. Buenos Aires, 2000. p.65-88

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e Prática Docente. – São Paulo: Cortez, 2012.(Org.) Selma Garrido Pimenta.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 36. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GHEDIN, E. Professor reflexivo: da alienação da técnica à autonomia crítica. In: PIMENTA, Selma. Garrido e GHEDIN, Evando. (Orgs.). Professor Reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

GIROUX, A. H; SIMON, R. Cultura popular e pedagogia crítica: a vida cotidiana como base para o conhecimento curricular. In: MOREIRA, Antonio Flavio e TADEU, Tomaz. (Orgs.).Currículo, Cultura e Sociedade. Tradução de Maria Aparecida Baptista. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005. p.93 – 121.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo: Cortez, 1994.

PAULO, Iliana. A dimensão técnica da prática docente. In: CANDAU, Vera Maria. (Org.). Rumo a Uma Nova Didática. 24. Ed. Petrópolis: Vozes, 2014, p. 93 – 111.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n7-017

Refbacks

  • There are currently no refbacks.