Limites e possibilidades de ações e práticas pedagógicas de apoio à permanência na EPT: o caso do IFSC / Limits and possibilities of pedagogical actions and practices to support permanence in EFA: the case of IFSC

Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho Zanin, Nilson Marcos Dias Garcia

Abstract


A busca para superar o abandono escolar suscitam, por parte de instituições e de seus trabalhadores, preocupações e ações voltadas para estimular a permanência dos estudantes. A partir do olhar de servidores trabalhadores da educação da reitoria e de diversos campi do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), foram analisadas as ações e práticas pedagógicas voltadas para fortalecer a permanência dos estudantes da educação profissional. Por meio de um estudo de caso, a aproximação ao fenômeno deu-se por uma pesquisa de natureza qualitativa e perspectiva dialética, apoiada em entrevistas presenciais semiestruturadas realizadas em 2018 com 36 trabalhadores da educação. Os resultados apontaram a ausência de acompanhamento e avaliação dos resultados das ações e práticas pontuais e fragmentadas voltadas para permanência escolar. Não evidenciando preocupações significativas com questões práticas pedagógicas, reestruturação curricular, necessidades de seus sujeitos, cultura escolar, gestão pública escolar e formação continuada dos trabalhadores da educação.


Keywords


Permanência escolar, Práticas pedagógicas, Trabalhadores da Educação, Educação Profissional e Tecnológica

References


BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília/DF, 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>, acesso em 03 de fevereiro de 2021.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Senado Federal, Brasília/DF, 1996. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>, acesso em 03 de fevereiro de 2021.

BRASIL. Decreto nº 7.234 de 19 de julho de 2010. Dispõe sobre o Programa Nacional

de Assistência Estudantil – PNAES. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7234.htm>, acesso em 07 de fevereiro de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Documento orientador para superação da evasão e retenção na rede federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília: MEC/SETEC, 2014. Disponível em: , acesso em 07 de fevereiro de 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Plataforma Nilo Peçanha. Brasília: MEC/SETEC, 2020. Disponível em: , acesso em 07 de fevereiro de 2021.

DAROS, Michelli Aparecida. Assistência estudantil e a evasão escolar no IFSP: elementos para reflexão. Conexões, Ciência e Tecnologia. Fortaleza/CE, v. 10, n. 1, p. 32 - 43, Março – 2016.

DORE, Rosemary; SALES, Paula Elizabeth Nogueira; SILVA, Carlos Eduardo Guerra. (Orgs.). Educação profissional e evasão escolar: contextos e perspectivas. Belo Horizonte: RIMEPES, 2017.

FRITSCH, Rosangela. Evasão escolar, mundo da escola e do mercado de trabalho: o que dizem os jovens do Ensino Médio de escolas públicas. In DORE, Rosemary; SALES, Paula Elizabeth Nogueira; SILVA, Carlos Eduardo Guerra. (Orgs.). Educação profissional e evasão escolar: contextos e perspectivas. Belo Horizonte: RIMEPES, 2017.

PEREIRA, Gisele Adriana Maciel; MARTÍN, Enrique Prados; LANDINI, Sonia Regina. A desigualdade educacional no ensino médio sob o fetiche das competências socioemocionais. Brazilian Journal of Development. Curitiba, v.6, n.12,p.104007-104022. dec.2020.

SOUZA, Jacqueline Domiense Almeida de. Na travessia: Assistência Estudantil da Educação Profissional. As interfaces das políticas de assistência social e educação. Dissertação (Mestrado em Política Social). Universidade de Brasília. Brasília, 2017.

TCU. Tribunal de Contas da União. Relatório da Auditoria Operacional da Rede Federal de Educação Profissional. Data da Sessão: 13/3/2013. Código eletrônico para localização na página do TCU na Internet: AC-0506-08/13-P.

ZANIN, Alexsandra Joelma Dal Pizzol Coelho. Abandono e Permanência Escolar na Educação Profissional e Tecnológica: olhares de trabalhadores da educação do Instituto Federal de Santa Catarina. Tese (Doutorado em Tecnologia e Sociedade). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, PPGTE/UTFPR, Curitiba, 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-734

Refbacks

  • There are currently no refbacks.