Projeto de uma bancada didática com foco em instalações elétricas I/ Design of a didactic bench focused on electrical installations I

Saulo de Moraes Garcia Júnior, João Cardoso Duarte Neto, Adriana de Souza Guimarães, Alan Kardec Candido dos Reis

Abstract


Os dispositivos usados nas disciplinas do curso de Engenharia Elétrica da Universidade do Estado de Minas Gerais – unidade de Ituiutaba não trazem de forma atual e clara uma visão que possa auxiliar na didática de alguns tópicos da disciplina de instalações elétricas I. Os equipamentos disponibilizados no laboratório da faculdade já estão com muitos anos de uso, alguns com padrões desatualizados e outros não funcionam, mas possuem um alto custo e uma grande dificuldade para serem substituídos por novos dispositivos, isso porque a bancada é fixa e seus equipamentos foram projetados para ficar fixo em seu local de destino, fazer a substituição ou a remoção pode trazer uma mudança na estrutura devido aos padrões de tamanho em geral que foram mudando com o tempo. Assim, neste trabalho propomos um projeto de bancada com módulos e canaletas, isso trará uma maior flexibilidade e facilidade tanto no manuseio como na manutenção ou substituição dos dispositivos, além de auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. Essa bancada facilita a aprendizagem e proporciona uma maior familiaridade dos alunos do curso de engenharia elétrica, com os elementos técnicos e a forma com que eles são dispostos em uma instalação a qual podem ser projetados e instalados, este trabalho traz uma proposta de uma bancada didática para a área de instalações elétricas I.  A análise de custo trouxe um valor acima do esperado para o projeto de uma bancada, mas com a sugestão da liberação de alguns equipamentos pela universidade o valor caiu drasticamente, trazendo um baixo custo para sua implementação. Assim, acredita-se que a utilização dessa bancada possa contribuir com o ensino-aprendizagem nas disciplinas do curso de engenharia elétrica.


Keywords


Custo, flexibilidade, dispositivos, módulos.

References


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14136: Plugues e tomadas para uso doméstico. Rio de Janeiro, RJ. 2002.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5410: Instalações elétricas de baixa tensão. Rio de Janeiro, 2004. Versão Corrigida: 2008.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6527: Interruptores para instalação elétrica fixa doméstica e análogo. Rio de Janeiro, RJ. 2000.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR ISO/CIE 8995: Iluminação de ambientes de trabalho. Rio de Janeiro, RJ. 2013.

CREDER, Hélio. Instalações Elétricas. 15ª Edição. Rio de Janeiro, RJ: LTC – Livros Técnicos e Cientifica Editora Ltda., 2000.

COTRIM, Ademaro.: Instalações elétricas, 5ª Edição. São Paulo: Pearson, 2009.

NISKIER, Julio; MACINTYRE, Arcbibald. Instalações Elétricas. 4ª Edição. Rio de Janeiro, RJ: LTC – Livros Técnicos e Cientifica Editora S.A, 1997.

RYDLEWSKI, Carlos. Brasil sofre com qualidade de engenheiros formados no país.

Disponível em:< https://epocanegocios.globo.com/Informacao/Dilemas/noticia/2014/12/elas-precisam-de-reengenharia.html >. Acesso em: 02 de fev. de 2021.

SILVA, Edson. A importância das atividades experimentais na educação. Rio de Janeiro, 2017. Monografia (Especialista em Docência do Ensino Superior) – Universidade Candido Mendes AVM - Faculdade Integrada. Disponível em: . Acesso em: 26 de março de 2021.

UEMG. Plano de Ensino da Disciplina de Instalações Elétrica I: Curso de Engenharia Elétrica. Núcleo Docente Estruturante. Ituiutaba, 2021.

UEMG. Projeto Político Pedagógico: Curso de Engenharia Elétrica. Núcleo Docente Estruturante. Ituiutaba, 2013.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-733

Refbacks

  • There are currently no refbacks.