Pesquisas em educação ambiental: analisando e compreendendo / Environmental education research: analyzing and understanding

Daniela Gureski Rodrigues, Giovanna do Amaral Ceccato de Lima Gabinio, Marilda Aparecida Behrens, Daniele Saheb

Abstract


A presente pesquisa tem como foco as produções científicas realizadas no EDUCERE no ano de 2015 e na Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental de 2001 a 2015, apresenta como problema de investigação a seguinte questão: Como a Educação Ambiental vem sendo descrita como área de pesquisa e produção de conhecimento por meio da produção científica? Tem como objetivo compreender o perfil dos trabalhos de pesquisa em Educação Ambiental, além de oferecer elementos para caracterização da produção da pesquisa científica em Educação Ambiental, buscado destacar os trabalhos que apresentam como base a teoria da complexidado no período pesquisado. Para esta pesquisa em específico optou-se pela revisão de literatura, a qual tem como intuito localizar e resumir a literatura sobre um tópico específico, nesse caso a Educação Ambiental. As categorias encontradas foram: Formação, tendo como subcategorias: Formação inicial, Formação Continuada, diferentes contextos e Educação Infantil. Categoria Práticas de Educação Ambiental, tendo como subcategorias: Educação básica e resíduo. Categoria Sensibilização, tendo como subcategorias: atividade e lúdico, Formação humana, Políticas públicas, práticas, e sustentabilidade, Complexidade. Após a análise foi possível compreender que a Educação Ambiental é uma temática abrangente e que envolve diversos âmbitos tais como: educação formal e não-formal, políticas públicas, além de teoria e prática.
Entende-se então que essas discussões contribuem para a ampliação da reflexão da Educação Ambiental não apenas no âmbito escolar, mas em todas as suas dimensões.

 


Keywords


Educação Ambiental. Revisão de literatura. complexidade

References


CRESWELL, John W. Projetos de Pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e mistos.

ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

LAKATOS, Maria Eva. MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. São Paulo: Atlas, 2012.

LEFF, Enrique. Saber Ambiental: sustentabilidade racionalidade, complexidade, poder / Enrique Leff; Tradução de Lúcia Mathilde Endlich Orth. 11. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

LIOTTI, Luciane Cortiano. A Educação Ambiental e o Currículo Escolar: As Diferentes Concepções de E.A. Que Orientam as Práticas Escolares. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 13, 2015 Curitiba. Anais Educação Ambiental Curitiba: EDUCERE, 2015.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo; LAYRARGUES, Philippe Pomier; CASTRO, Ronaldo Souza de. Repensar a educação ambiental: um olhar crítico. – São Paulo: Cortez, 2009.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2001.

SATO, Michele; CARVALHO, Isabel. Educação Ambiental: pesquisa e desafios / organizado por Michele Sato e Isabel Cristina Moura Carvalho. – Porto Alegre: Artmed, 2005.

SAHEB, Daniele. Os Saberes Socioambientais Necessários à Educação do Presente e a Formação do Educador Ambiental Sob o Foco da Complexidade, Tese (doutorado) Universidade Federal do Paraná, Curitiba. PR: 2013. Disponível em:

. Acesso em: 22 de Abr. de 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-3213

Refbacks

  • There are currently no refbacks.