A utilização das ferramentas de marketing no processo de fidelização de clientes / The use of marketing tools in the process of customer loyalty

Fernanda Thaís Buss, Denise Felber Chaves, Nedisson Luis Gessi, Antonio Roberto Lausmann Ternes, Luigi Antonio Farias Lazzaretti, Anderson Pinceta, Juliane Colpo, Marilei de Fátima Kovatli

Abstract


O presente artigo teve como finalidade analisar as ferramentas de marketing no processo de fidelização de clientes em uma academia, a Physicus Academia, localizada na cidade de Santa Rosa/RS, no período de novembro de 2020 a fevereiro de 2021. O problema proposto é verificar como as ferramentas de marketing podem auxiliar na comunicação e atração de clientes em uma empresa do ramo esportivo. Como objetivo, buscou-se analisar as ferramentas de marketing, como elas auxiliam para fidelizar clientes e quais as ações de marketing que contribuem para a empresa em estudo. A pesquisa traz conceitos sobre o marketing, captação, retenção e fidelização de clientes e as ferramentas de marketing. A categorização da pesquisa se refere quanto a sua natureza como uma pesquisa teórica e aplicada, o tratamento de dados é qualitativo e quantitativo, os fins da pesquisa são exploratória, descritiva e explicativa e a conduta em relação aos dados é bibliográfica, documental e um estudo de caso. Conclui-se que as ferramentas de marketing são fundamentais na fidelização de clientes, e que esses gostam de receber informações da empresa através do marketing tradicional e digital, devendo a empresa buscar formas de divulgação que levem informações nos canais de comunicação da preferência do consumidor.


Keywords


Marketing, Fidelização de Clientes, Marketing Mix.

References


CASTIGLIONI, Ligia. Comunicação e marketing empresarial. 1. ed. São Paulo: Érica: Saraiva, 2014.

DEMO, Gisela. Organizadora. Marketing de relacionamento e comportamento do consumidor: estado da arte, produção nacional, novas medidas e estudos empíricos. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2015.

FERRELL, O.C.; HARTLINE, Michael D.. Estratégia de marketing: teoria e casos. Tradução técnica Cristina Bacellar. Revisão técnica Ana Akemi Ikeda. 6. ed. norte-americana. 3. ed. brasileira. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

GABRIEL, Martha; KISO, Rafael. Marketing na era digital: conceitos, plataformas e estratégias. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2020.

GARCIA, Solimar. Marketing para cursos superiores. Organização de Solimar Garcia. 1. ed. São Paulo: Blucher, 2019.

GREWAL, Dhruv; LEVY, Michael. Marketing. Tradução de Beth Honorato. 4. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016.

HADDAD, Helder; MARANGONI, Matheus Matsuda. Gestão de marketing 4.0. Organização: Edmir Kuazaqui. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

KOTLER, Philip; KARTAJAYA, Hermawan; SETIAWAN, Iwan. Marketing 4.0. Tradução de Ivo Korytowski. 1. ed. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Administração de marketing. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

MADRUGA, Roberto. Guia de implementação de marketing de relacionamento e CRM. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

REICHELT, Valesca Persch. Fundamentos de marketing. 1. ed. Curitiba: InterSaberes, 2013.

RÉVILLION, Anya Sartori Piatnicki et al. Marketing digital. Revisão técnica: Sérgio Roberto Trein. Porto Alegre: Sagah, 2019.

ROCHA, Marcos; TREVISAN, Nanci. Marketing nas mídias sociais. 1. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020.

SANTINI, Fernando Roberto. Gestão de marketing. Organizado por Nelson Ludovico. 1. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

ZENONE, Luiz Claudio. Fundamentos de marketing de relacionamento: fidelização de clientes e pós-venda. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

______. Marketing: conceitos, ideias e tendências. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2013.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-710

Refbacks

  • There are currently no refbacks.