Doutorado sanduíche na Argentina em meio a pandemia do Covid-19: descrevendo algumas experiências / Sandwich doctorate in Argentina amidst the Covid-19 pandemic: describing some experiences

Carlos Henrique da Silva, Florencia Miranda, Ana Maria de Oliveira Paz

Abstract


Cursar um doutorado sanduíche nos permite, dentre outras oportunidades poder expandir nossos horizontes de estudos, a partir do contato direto com outros pesquisadores, além de contribuir com o processo de internalização de pesquisas entre universidades parceiras. Soma-se a estas conquistas a imersão em outra cultura, o que nos ensejou o aperfeiçoamento na língua espanhola pelo contato direto com a situação política, econômica, social do país de destino, valor imensurável a um professor de Espanhol. E, se em tempos normais as conquistas de estudar em outro país são inumeráveis é preciso levar em consideração as circunstâncias deste aprendizado ter ocorrido no auge da pandemia do COVID-19, fato que trouxe consequências diversas e afetou a vida das pessoas em todo o mundo. Diante deste cenário, o presente artigo tem como objetivo descrever algumas experiências vivenciadas no decurso do doutorado sanduíche em Rosário na Argentina. Preliminarmente, testemunhamos que os ganhos pessoais e acadêmicos oriundos da vivência de um estágio doutoral em outro país, se constituirão patrimônios material e imaterial à nossa vida.


Keywords


Doutorado Sanduíche, COVID-19, Experiências

References


BAKHTIN, Mikail. Estética da criação verbal. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2011.

COSTA VAL, M. da G. C. Atividades de produção de textos escritos em livros didáticos de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental. In: ROJO, R. & BATISTA, A. A. Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2003. p. 125-152.

MALDINI, Giovana. Efeito pandemia: medo aparece com mais intensidade na população. Disponível em: https://www.medicina.ufmg.br/efeito-pandemia-medo-aparece-com-mais-intensidade-na-populacao. Acesso em: 05 de set de 2020.

MIRANDA, Florencia. Textos e gêneros em diálogos: uma abordagem linguística da Intertextualização. Portugal: Editorial O Século, 2010. ISBN 978-972-31-1352-5

ORNELL, Felipe; SCHUCH Jaqueline B.; KESSLER, Anne O. Sordi Felix Henrique Paim.

Medo pandêmico e COVID-19: carga e estratégias de saúde mental. DOI: 10.1590 / 1516-4446-2020-0008 Vol.42 Edição 3/2020: 232-235. Disponível em: https://www.google.com/search/client. Acesso em:20 ago de 2020.

ROJO, Roxane. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: Meurer, Adair Bonini et alii. Gêneros Teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005 (pp. 184-207).




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-698

Refbacks

  • There are currently no refbacks.