Unidade básica de saúde infraestrutura e equipamentos para o trabalho / Basic health unit, infrastructure and equipment for work

Authors

  • Joyce Lemos de Souza Botelho
  • Solange Macedo Santos
  • Silvia Hileana Lopes
  • Marta Duque de Oliveira
  • Leandro Felipe Antunes da Silva
  • Charles da Silva Alves
  • Thais Gonçalves Laughton
  • Ingred Gimenes Cassimiro de Freitas

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-677

Keywords:

Atenção Primária à Saúde, Equipamentos e Previsões, Instituições de Assistência Ambulatorial.

Abstract

Introdução: O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica amplia a oferta qualificada dos serviços de saúde no âmbito do SUS ¹. Objetivo (s): Avaliar e conhecer a estrutura e os equipamentos baseados no PMAQ, que são ofertados em uma unidade básica de saúde. Método: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência. A coleta de dados foi realizada entre setembro e outubro de 2018, através de uma unidade básica de saúde do norte de Minas Gerais. Com as etapas: 1) Entendimento do instrumento AMAQ e a sub-dimensão H. 2) Levantamentos dos equipamentos da infraestrutura da unidade. 3) Análise com categorias que são indicadas a cada escala e foram avaliadas em pontuações mínimas e máximas. Resultados: Sugere- se melhorias como, rampas com barras de apoio, placas de identificação imprescindivelmente em braile e de formas visuais. Melhoria dos equipamentos de urgências e emergências. Conclusões/Considerações Finais: A gestão em saúde é responsável pelo gerenciamento e desenvolvimento das ações, porém, obstáculos são encontrados, gerando fragilidades. É necessária mudança nos processos de trabalhos na assistência aos usuários e na gestão dos recursos em saúde, a fim de que a APS seja qualificada e equiparada em todo território nacional. Nesse sentido, o PMAQ-AB tem sido importante com potencial de melhoria dos serviços e processos de trabalho. Foi possível perceber que o PMAQ-AB foi positivo, mas existem dificuldades de adequação dos padrões de qualidade relacionados à infraestrutura dos equipamentos.

References

BRASIL. Ministério da saúde. Portaria nº 4.279, de 30 de dezembro de 2010. Estabelece diretrizes para a organização da Rede de Atenção à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Brasília, DF, 2010.

BRASIL. Ministério da saúde. Curso de auto aprendizado. Redes de Atenção à Saúde no Sistema Único de Saúde. Brasília, DF, 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). Brasília, DF. 2012.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Autoavaliação para a Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica: AMAQ / Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. – Brasília: Ministério da Saúde, 2012.

Alberto João M’batna, Nicásio Urinque Mendes, Karim Suleimane Só, Jesus João M’batna. Ações educativas em atenção primária à saúde: uma proposta para estratégias de saúde da família / Educational actions in primary health care: a proposal for family health strategies. Brazilian Journal of Development [Internet]. 2020 [cited 2021 Abr 11];6(7):45921–30.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Manual de estrutura física das unidades básicas de saúde: saúde da família / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – 2. ed. – Brasília: Ministério da Saúde, 2008.

BRASIL. Ministério da saúde. Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes e normas para a organização da Atenção Básica, para a Estratégia Saúde da Família (ESF) e o Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). Brasília, DF, 2011.

Published

2021-06-29

How to Cite

Botelho, J. L. de S., Santos, S. M., Lopes, S. H., de Oliveira, M. D., da Silva, L. F. A., Alves, C. da S., Laughton, T. G., & de Freitas, I. G. C. (2021). Unidade básica de saúde infraestrutura e equipamentos para o trabalho / Basic health unit, infrastructure and equipment for work. Brazilian Journal of Development, 7(6), 64100–64110. https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-677

Issue

Section

Original Papers