Sujeitos surdos: entre-línguas uma forma de ensino utilizando HQ’S/ Deaf subjects: between-languages a way of teaching using HQ'S

Authors

  • Carmen Lúcia Freitas de Mendonça
  • José Henrique Rodrigues Machado

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-653

Keywords:

Histórias em Quadrinhos, letramento, aprendizagem, alunos surdos.

Abstract

Essa proposta abordará as possibilidades de construção de entendimento e letramento utilizando as HQs - Histórias em Quadrinhos. Tal possibilidade pedagógica é ampla e apresenta inúmeras formas de atendimento ao conceito de letramento utilizando aspectos lúdicos. A utilização de história em quadrinhos, charges, em especial para isso, dos clássicos da literatura brasileira de Machado de Assis, Antônio Manuel de Almeida, Aluízio de Azevedo e outros, no ensino da Literatura Brasileira, é uma excelente ferramenta no ensino-aprendizagem, para alunos portadores de surdez. O foco na aprendizagem permanece como perspectiva básica nesse intuito, promovendo o ensino amplo e incondicional, inclusivo e paramentado por ferramentas possíveis para alunos surdos, nessa questão.

References

ALMEIDA, Manuel Antônio de. Memória de um sargento de milícias; adaptação, roteiro e desenhos de Lailson de Holanda Cavalcanti. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

ASSIS, Machado de. Memórias póstumas de Brás Cubas; roteiro e ilustrações, Sebastião Seabra. São Paulo: Escala Educacional, 2008.

______. Uns Braços; roteiro e desenhos de Francisco S. Vilachã, São Paulo: Escala Educacional, 2008.

AZEVEDO, Aluísio de. O Cortiço; roteiro e adaptação de Ronaldo Antonelli, desenhos de Francisco S. Vilachã e cores de Fernando A. A. Rodrigues. São Paulo: Escala Educacional, 2008.

BUSCÁCIO, Lívia Letícia Belmiro. Análise de discurso e ensino de literatura brasileira com sujeitos surdos entre-linguas: dizeres sobre o racismo e sujeito no Brasil do século XIX e sua insistência do XXI. Revista Araticum, V. 21, N. 1, 2020, p. 50 – 68.

CAVALCANTI, Lailson de Holanda. O alienista.; adaptação, roteiro e desenhos de Lailson de Holanda Cavalcanti. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008.

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2009.

Published

2021-06-28

How to Cite

Mendonça, C. L. F. de, & Machado, J. H. R. (2021). Sujeitos surdos: entre-línguas uma forma de ensino utilizando HQ’S/ Deaf subjects: between-languages a way of teaching using HQ’S. Brazilian Journal of Development, 7(6), 63745–63759. https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-653

Issue

Section

Original Papers