A Formação do Educador Lúdico e a Contextualização da Práxis Docente na Educação Básica / The Formation of the Playful Educator and the contextualization of the teaching praxis in basic education

Maria São Pedro Barreto Matos, Augusto Matos Oliveira, Antonio Hamilton Santos, Maraísa Santos Oliveira, Josenilson Felizardo dos Santos, Ilvanir da Hora Santos, Patrícia Caroline Fiorante Higuchi

Abstract


O presente trabalho refere-se à formação e prática do professor da educação bássica, com um olhar atento para o desenvolvimento integral da criança através do brincar, de uma maneira pensada, prazerosa, intencional e contextualizada. As ações aqui apresentadas são experiências das formações que contribuíram para reflexão da práxis. A formação continuada, proporciona ao Educador esclarecimento e aprofundamento significativo da visão de como a criança aprende, do indivíduo participativo e ativo. Investir na formação do educador lúdico é aprimorar o processo educacional, visto que a criança aprende interagindo com o outro e com o mundo.


Keywords


Formação, Brincar, Lúdico, Educação Infantil.

References


ARIES, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

BORBA, A. M. A brincadeira como experiência de cultura. Programa 3 – serie O cotidiano na educação infantil. MEC, SEED. TV escola, Salto para o futuro, 2007

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

FORNERO, L. I. A organização dos espaços na educação infantil. In: Zabalza, M. Qualidade na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998

HORN, Maria da Graça Souza. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil/ Porto Alegre: Artmed, 2004.

KRAMER, Sonia. In BEAUCHAMP, J. PAGEL, S. D.; Nascimento, A. R. do (orgs). Ensino fundamental de nove anos: Orientações para inclusão da criança de seis anos de idade. Brasília, 2006b.

OSTETO, Luciana Esmeralda. Educação infantil: Saberes e fazeres da formação de professores-(org) Campinas, SP: Papirus, 2008 - (coleção Agere)

OLIVEIRA, Zilma de Moraes. Creches: crianças e faz de contas&Cia... [et AL.]- Petrópolis, RJ: Vozes, 1992

PIMENTA, S. G.; Anastasiou, L. G. C. Docência no ensino superior-3ed. São Paulo: Cortez, 2008 A infância e sua singularidade - (Coleção Docência em Formação)

PINTO, M. e Sarmento, M. J. (coords). As crianças: contextos, identidades. Porto: Universidade do Minho, Centro de Estudos da Criança, 1997.

SNYDERS, George. Não é fácil amar nossos filhos. Lisboa: dom Quixote, 1984.

WINNICOTT. D. W. O brincar e a realidade. Tradução. José Octávio de Aguiar Abreu e Vanede Nobre. Editora Imago Editora Ltda.1975.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-617

Refbacks

  • There are currently no refbacks.