Evolução dos hábitos alimentares dos universitários do curso de nutrição da faculdade Estácio Amazonas/ Evolution of the eating habits of undergraduate students in the nutrition course at faculdade Estácio Amazonas

Authors

  • Fernanda Lopes Santos de Jesus
  • Danielle Guimarães Ribeiro
  • Rafaela Pamela de Araújo
  • Suéllen Quintareli Lima Freitas

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-599

Keywords:

evolução humana, hábitos alimentares, sobrepeso, saúde

Abstract

A alimentação humana se confunde com a história, na medida em que ela se desenvolveu, foi-se alterados costumes diferentes, que acabaram influenciando a alimentação atual, o homem no passado só possuía a intenção de saciar a sua fome, os tempos mudaram, hoje em dia a alimentação é mais vista como uma forma de ganhar dinheiro, com isso alimentos com alto valor nutricional que nossos antepassados costumavam utilizar, hoje foram deixados de lado por questões de praticidade, a população mundial se preocupa atualmente mais com o gasto de tempo no preparo de alimentos do que com a qualidade nutricional, toda essa alteração foi resultante da evolução da espécie humana coadunado com a evolução de tecnologia e informação. Com isso o objetivo deste estudo foi avaliar evolução dos hábitos alimentares de universitários do curso da área de Nutrição da Faculdade Estácio do Amazonas (FEA) - Manaus/AM, tendo em vista o ganho de conhecimento da área no período de formação. A população do estudo foi constituída por 17 estudantes ingressantes e 43 estudantes do último período do curso de Nutrição da FEA de ambos os gêneros. Para avaliação do hábito alimentar foi utilizado o Questionário “Como Está a Sua Alimentação (CESA)”. Foi criado um banco de dados que contem gráficos necessários para a realização de estudos comparativos.

References

BOOG, Maria Cristina Faber. Educação nutricional: passado, presente, futuro. Revista de Nutrição da PUCCAMP. v. 10, p. 05-19, 1997.

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm >. Acesso em: 21 Mar. 2019

CÂNDIDO, N. Falso magro: o que é, causas e o que fazer. Minha Vida. São Paulo. Disponível em: <https://www.minhavida.com.br/fitness/materias/34028-falso-magro-o-que-e-causas-e-o-que-fazer>. Acesso em 24 Abr. 2019.

CARNEIRO, H. Comida e sociedade: uma história da alimentação. Elsevier Brasil, 2017. Rio de Janeiro (RJ): Campus; 2003

CARVALHO, M. C da V. S.; LUZ, M. T.; PRADO, S. D. Comer, alimentar e nutrir: categorias analíticas instrumentais no campo da pesquisa científica. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, p. 155-163, 2011.

COELHO, C. História e Antropologia da Nutrição. Rio de Janeiro (RJ): Seses, 2009.

CUPPARI, Lilian. Nutrição nas doenças crônicas não transmissíveis. São Paulo (SP): Manole, 2013.

CORREIO GOURM@ND. História da Conservação dos Alimentos. São Paulo. Disponível em: <http://correiogourmand.com.br/info_01_cultura_gastronomica_01_12.htm>. Acesso em: 29 Mar. 2019.

INSTITUTO LADO A LADO PELA VIDA. Doenças Crônicas. São Paulo. Disponível em <https://www.ladoaladopelavida.org.br/doencas-cronicas-o-que-e-doencas-autoadquiridas>. Acesso em: 23 Abr. 2019

LIBÂNEO, J. C. O processo de ensino na escola. São Paulo (SP): Cortez, 1994.

LIBÂNEO, J. C. Os métodos de ensino. São Paulo (SP): Cortez, 1994.

MEDEIROS, T. USP estuda nova fórmula para calcular IMC capaz de identificar falsos magros. São Paulo. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/obesidade/usp-estuda-nova-formula-para-calcular-imc-cap az-de-identificar-falsos-magros/>. Acesso em 24 Abr. 2019.

PINRO, T. História do Mundo. Alimentação na Pré-história e evolução. Goiânia. Disponível em: <https://www.historiadomundo.com.br/pre-historia/alimentacao-na-prehistoria-e-evolucao.htm>. Acesso em: 18 Mar. 2019.

PREVIVA. A relação entre obesidade e desnutrição. Blumenau. Disponível em <http://previva.com.br/obesidade-e-desnutricao/>. Acesso em: 24 Abr. 2019.

RIAL, C. S. M. Os fast foods: uma homogeneidade contestável na globalização cultural. Horizontes Antropológicos, v. 5, n. 1, p. 140-180, 1997.

ROCHA, N. C. Análise de programas de segurança alimentar e nutricional no município de São Paulo: o conjunto dos programas compõe uma política de segurança alimentar e nutricional promotora da saúde?. 2011. Xxx f. Tese (Doutorado) - Faculdade de Saúde Pública, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

SILVA, A. C. B. da; et al. Educação alimentar e nutricional, cultura e subjetividades: a escola contribuindo para a formação de sujeitos críticos e criativos em torno da cultura alimentar. Alimentação, Nutrição & Saúde, v. 10, n. 2, p. 247-257, 2015

VALENTE, F. L. S. Direito humano à alimentação: desafios e conquistas. São Paulo (SP): Cortez; 2002.

VEJA CIÊNCIA. Governantes do Antigo Egito sofriam de desnutrição e tinham expectativa de vida de 30 anos.. São Paulo. Disponível em <https://veja.abril.com.br/ciencia/governantes-do-antigo-egito-sofriam-de-desnutricao-e-tinham-expectativa-de-vida-de-30-anos/>. Acesso em: 13 Abr. 2019.

Published

2021-06-25

How to Cite

Jesus, F. L. S. de, Ribeiro, D. G., Araújo, R. P. de, & Freitas, S. Q. L. (2021). Evolução dos hábitos alimentares dos universitários do curso de nutrição da faculdade Estácio Amazonas/ Evolution of the eating habits of undergraduate students in the nutrition course at faculdade Estácio Amazonas. Brazilian Journal of Development, 7(6), 62963–62977. https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-599

Issue

Section

Original Papers