Aplicação de um sistema de telemetria aplicado ao monitoramento automático e remoto de um nautimodelismo / Application of a telemetry system applied to automatic and remote monitoring of a nautimodelism

Roberto Conhago Tavares de Sousa, Ingrid Sammyne Gadelha Figueiredo, Rubens de Andrade Fernandes, Thalyta Reis de Brito, Samuel Bruno Torres Rêgo, Raphael de Souza Nunes, Leonardo Tavares de Sousa

Abstract


Neste trabalho científico foi desenvolvido um sistema de monitoramento remoto para um empurrador que é um tipo de embarcação que tem por função o transporte de cargas pesadas em baixa velocidade. Este sistema de monitoramento remoto baseia-se na telemetria, utilizando um controle sem fio que se comunica com este transporte fluvial através do envio de dados utilizando um módulo que atua por meio rádio frequência, conforme referem Kurose e Ross, 2010.

O projeto de monitoramento remoto desta embarcação foi desenvolvido para a equipe Nauticam Nautidesign, da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas, para que esta participasse de uma competição nacional chamada Desafio Universitário de Nautimodelo (DUNA), que acontece anualmente, onde universitários são estimulados a desenvolver e construir um modelo funcional, em escala reduzida de uma embarcação do tipo empurrador, com o objetivo de fomentar a geração de inovações na área de Engenharia Naval e estimular a interação entre alunos de engenharia, conforme aludido em Duna, 2017.

Tendo em vista que o piloto da embarcação fica a uma longa distância da mesma, manuseando o controle remoto, pode-se perceber que ele não teria conhecimento de informações importantes para o funcionamento adequado deste transporte fluvial. Assim, no contexto do desenvolvimento deste sistema, o piloto terá conhecimento de algumas informações técnicas relevantes, em tempo real, para melhor conduzir esse transporte fluvial durante a competição.


Keywords


telemetria, embarcação, monitoramento, sensores.

References


Kurose, J. F.; Ross, K.. “Redes de Computadores e a internet: uma abordagem top-down”. 5 ed. São Paulo: Adisson Wesley, 2010.

http://naval.ufsc.br/duna/ ; acessado em 22 de Agosto de 2017.

https://www.arduino.cc/ ;acesso em 21 de agosto de 2017.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-568

Refbacks

  • There are currently no refbacks.