Planejamento para a implantação da universidade aberta à terceira idade (UNATI) – Unicesumar no momento da pandemia Covid-19: relato de experiência / Planning for the implementation of the university open to third ages (UNATI) – Unicesumar at the time of the Covid-19 pandemic: experience report

Stephany Paola de Souza, Marcela Rodrigues Varolo, Leidyani Karina Rissardo, Aliny de Lima Santos

Abstract


O envelhecimento populacional ocasiona a necessidade de criar e ampliar espaços que atendam às demandas da população que envelhece e promovam, sobretudo, a qualidade de vida. Em 1992 houve a readaptação de um projeto francês, o qual no Brasil foi denominado Universidade aberta à terceira idade, um espaço que objetiva oferecer aos idosos da comunidade ressignificação cultural e social. Dessa forma, essa pesquisa objetiva relatar a experiência de acadêmicas de medicina sobre o processo de implantação da Universidade aberta à terceira idade - UniCesumar. A implantação faz parte da proposta de um projeto de iniciação científica, em que as atividades, atualmente prorrogadas por conta da pandemia Covid-19, proporcionarão a participação de trinta idosos. O projeto se encontra em período de contínua revisão de literatura e planejamento das ações que ocorrerão após retorno das atividades da instituição. O tema proposto para o grupo envolverá a ciências da saúde, com foco para o autocuidado e promoção da saúde, bem como aspectos ligados a informática com instruções quanto ao manejo de instrumentos tecnológicos. O processo avaliativo acontecerá por meio do referencial metodológico da Avaliação de Quarta Geração, em que o idoso será convidado a participar de uma entrevista no seu ingresso e outra no egresso nos grupos do projeto. Acredita-se que com a criação dos grupos ocorrerá um impacto positivo nas condições de vida e saúde da população idosa, bem como na disseminação do conhecimento adquirido ao meio acadêmico. Estes benefícios permitirão estímulos à sociedade desenvolver e implantar projetos análogos.

 

 


Keywords


Idoso, Qualidade de vida, Universidades, Geriatria.

References


ADAMO, C. E. et al. Universidade aberta para a terceira idade: o impacto da educação continuada na qualidade de vida dos idosos. Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia, v. 20, n. 4, p. 545-555, out-dez, 2017.

BRASIL. Envelhecimento e saúde da pessoa idosa. Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica – Brasília: Ministério da Saúde, 2006.

CACHIONI, M. Universidade da Terceira Idade: história e pesquisa. Revista Kairós: Gerontologia, v. 15, n. Especial 14, p. 1-8, 2012.

DATILO, G.M.P.A; MARIN, M.J.S. O Envelhecimento na percepção de idosos que frequentam uma universidade aberta da terceira idade. Estud. interdiscipl. envelhec., Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 597-609, 2015.

ELTZ, G.D., ARTIGAS, N.R., PINZ, D.M., MAGALHÃES, C.R. Panorama Atual das Universidades Abertas à Terceira Idade no Brasil. Revista Kairós Gerontologia, v.17. n.4, pp.83-94. 2014.

FRIAS, Marcos Antonio da Eira et al. Utilização de ferramentas computacionais por idosos de um centro de referência e cidadania do idoso. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 45, n. SPE, p. 1606-1612, 2011.

GUBA, E.; LINCOLN, Y. Avaliação de quarta geração. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2011.

KISSAKI, P.T. et al. O impacto da participação em Universidade Aberta à Terceira Idade no desempenho cognitivo. Revista Kairós: Gerontologia, v. 15, n. Especial14, p. 71-87, maio, 2012.

MAEYAMA, Marcos Aurélio et al. Saúde do Idoso e os atributos da Atenção Básica à Saúde. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, p. 55018-55036, 2020.

NEIS, Dyogo Felype; PEREIRA, Maurício Fernandes; MACCARI, Emerson Antonio. Processo de Planejamento Estratégico e Estrutura Organizacional: Impactos, Confluências e Similaridades. BBR, Braz. Bus. Rev., Vitória, v. 14, n. 5, p. 479-492, Oct. 2017.

ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DA SAÚDE (OPAS). Saúde nas Américas: edição de 2012. Panorama regional e perfis de países. Washington, DC: OPAS; 2012.

PARANÁ. Linha guia da saúde do Idoso. Superintendência de atenção à saúde. Secretaria do Estado do Paraná. Curitiba, 2017.

TABATABAEI, S.M.; ROOSTAI, F. University of the third age: a unique model for successful implementation of “active ageing”. Health Scope, v.3, n.2, p.1-3, may, 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-562

Refbacks

  • There are currently no refbacks.