Formação política e cidadania: um espaço para a extensão universitária / Political education and citizenship: a space for university extension

Shirlei Nabarrete Dezidério, Clarete de Itoz

Abstract


O contexto político e social demanda acompanhamento popular e cidadão. Técnicas de processos de Ensino foram compartilhadas para organizar ideias e temas relacionadas à ética no contexto da globalização, num curso de seis encontros virtuais, para responder à questão de como transformar informações em conhecimento capaz de subsidiar ações da comunidade próxima à universidade, em prol do desenvolvimento social. Da metodologia qualitativa foi aproximada a técnica de escuta de grupos focais, por intermédio de um curso de formação política dialogado com os próprios cursistas. A Teoria da Aprendizagem Significativa orientou o planejamento e a dinâmica das atividades com o objetivo de possibilitar o estudo e a compreensão de sistemas complexos, típicos dos que se aproximam das organizações sociais, pelo número de variáveis que envolvem. O principal resultado foi o reconhecimento de que a instrução e a construção do conhecimento são bilaterais, no sentido de demandar um sistema dinâmico de processos, fundamentadas em conhecimentos teóricos que suportem às práticas de Ensino-Aprendizagem formais.


Keywords


Formação Política, Cidadania, Direito, Privilégio, Aprendizagem Significativa

References


AUSUBEL, David P. The acquisition and retention of knowledge: A cognitive view. 1. New York: Springer, 2000.

BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 11 ed. Campinas, SP: Papirus, 2018.

GATTI, Bernardete Angelina. Grupo Focal na Pesquisa em Ciências Sociais e Humanas. 1. ed. Brasília: Viena, 2012.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. 1 ed. São Paulo: Cortez, 2013. 448 p. ISBN: 9788524916571.

MORIN, E. Educação e complexidade: os setes saberes e outros ensaios. 4. Ed. São Paulo: Corte, 2009.

NOVAK, J. D. GOWIN, D.B. Aprender a aprender. Plátano edições Técnicas. Lisboa: 1ª ed., 1984.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-516

Refbacks

  • There are currently no refbacks.