Perspectivas CTSA: análise do livro didático para o ensino de física / CTSA perspectives: textbook analysis for physics education

Authors

  • Cristiano Braga de Oliveira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Camyla Martins Trindade
  • Aline Gabriela dos Santos
  • Pedro Estevão da Conceição Moutinho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-509

Keywords:

Ensino de física, Livro didático, CTSA, Física no cotidiano, Educação para cidadania.

Abstract

O presente artigo tem por objetivo analisar livros didáticos usados nas escolas públicas para o ensino de Física, levando em consideração a tendência CTSA (Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente). Sendo que o livro didático é um recurso didático disponível em sala de aula servindo como suporte tanto para o discente, pois o possibilita obter conhecimento para além do âmbito escolar, como para docente facilitando o planejamento de suas aulas e o acompanhamento dos alunos em relação aos assuntos ministrados. Usaremos como embasamento teórico para realização dessas análises as características propostas pelo professor mestre Pedro Assunção Moutinho, mediante as inúmeras pesquisas por ele realizadas. Essas características resumem- se em: Historicidade da ciência para os conceitos discutidos; desenvolvimento da cidadania propondo reflexão dentro do tema estudado inserindo-o no contexto social, relação do desenvolvimento tecnológico com os impactos sociais e\ ou ambientais, utilização prática da ciência no desenvolvimento tecnológico, associação do conhecimento cientifico com fatos do dia-a-dia, incentivo à leitura de revistas e jornais através dos fatos científicos e exercícios contextualizados, que levam o aluno a refletir sobre os conceitos físicos, a tecnologia e o cotidiano do aluno. Dessa forma procuramos estabelecer um novo olhar sobre o ensino de física visando uma contribuição para a concepção de uma cultura científica, que consista em uma explanação efetiva dos fatos cotidianos, em que o aluno passe a ter vontade de indagar e compreender o universo que o cerca.

References

BRASIL/MEC minuta para consulta pública. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/decreto_programa_livro.pdf. Acesso em: 15/11/2018.

D. P. Bezerra; E. C. S. Gomes; E. S. N. Melo; T. C. Souza. A evolução do ensino da física – perspectiva docente. Departamento de Ensino Médio e Licenciatura, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará. 60040- 531, Fortaleza-CE, Brasil.

MARCONDES, M.E.R. et al. Materiais Instrucionais numa perspectiva CTSA: Uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de Química em formação continuada. Investigações em Ensino de Ciências, v.14(2), p.281-298, 2009.

Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM). Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencian.pdf . Acesso em: 15/11/2018.

MOUTINHO, Pedro Assunção. A escolha do livro didático na perspectiva CTS para o ensino de física. Centro Federal de Educação e Tecnológica do Pará.

OLIVEIRA, A. L. de. O livro didático. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1986.

ZUIN, V. G.; IORIATTI, M. C. S.; MATHEUS, C. E. O Emprego de Parâmetros Físicos e Químicos para a Avaliação da Qualidade de Águas Naturais: Uma Proposta para a Educação Química e Ambiental na Perspectiva CTSA. Química Nova na Escola. Vol. 31, N° 1, FEVEREIRO 2009, p.4.

Published

2021-06-22

How to Cite

de Oliveira, C. B., Trindade, C. M., dos Santos, A. G., & Moutinho, P. E. da C. (2021). Perspectivas CTSA: análise do livro didático para o ensino de física / CTSA perspectives: textbook analysis for physics education. Brazilian Journal of Development, 7(6), 61637–61647. https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-509

Issue

Section

Original Papers