O uso de plantas medicinais para o cuidado e promoção da saúde em um grupo de idosos no município de Sobral-CE / The use of medicinal plants for the care and promotion of health in a group of elderly in the city of Sobral-CE

Jéssica Alexia Do Monte Rodrigues, Viviane Oliveira Mendes Cavalcante, Maria do Socorro Teixeira, Raissa Nerusa Santana Alves, Patricia Souza Santos, Kalil Janvion Bezerra Silva, Lysrayane Kerullen David Barroso, Carlos Felipe Fontelles Fontineles

Abstract


A Organização Mundial de Saúde (OMS) constatou que práticas não convencionais de saúde, tais como acupuntura, fitoterapia e técnicas manuais estão ganhando espaço de modo complementar às terapias medicamentosas alopáticas. As plantas medicinais são muito utilizadas pela maioria da população, que busca como alternativa a cura de doenças e sintomas, proporcionando uma melhoria na qualidade de vida e oferecendo uma outra forma de tratamento além dos medicamentos alopáticos. Embora existam estudos a respeito do uso da toxicidade e da eficácia das plantas medicinais, a literatura científica ainda é precária no sentido de se conhecer como elas estão sendo usadas e quais são os benefícios. Com o objetivo de Fortalecer o uso correto de plantas medicinais em grupo de idosos da comunidade de um CSF de Sobral (CE) foi realizado oficinas com plantas medicinais.


Keywords


Plantas medicinais, Saúde da Família, Promoção da saúde

References


BRUNING, M. C. R.; MOSEGUI, G. B. G.; VIANNA, C. M. M. A utilização da fitoterapia e de plantas medicinais em unidades básicas de saúde nos municípios de Cascavel e Foz do Iguaçu - Paraná: a visão dos profissionais de saúde. Ciências e Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 10, n. 17, p. 2675 – 2685, 2012.

FIGUEREDO, C. A.; GURGEL, I. G. D.; JUNIOR, G. D. G. A Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos: construção, perspectivas e desafios. Revista de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, abr. 2014.

MATOS, F. J. A., 2007, Plantas Medicinais-guia de seleção e emprego de plantas usadas em fitoterapia no nordeste do Brasil. 3,ed. Imprensa Universitária/Edições UFC, Fortaleza.

VASCONCELOS, D. A, ALCOFORADO, G. G, LIMA, M. M. O. Plantas medicinais de uso caseiro: conhecimento popular na região do centro do município de Flori ano/PI.

In: Anais do IV Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte Nordeste de Educação Tecnológica; 2010. Maceió: IFAL; 2010.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-507

Refbacks

  • There are currently no refbacks.