Mulheres que educam: narrativas de quem têm nas mãos a arte do saber, fazer e ser / Educating women: narratives of those who have in their hands the art of knowing, doing and being

Authors

  • Stenio de Brito Fernandes Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Ana Lúcia Oliveira Aguiar
  • Aleksandra Nogueira de Oliveira Fernandes
  • José Evangelista de Lima
  • Eliane Cota Florio
  • Geraldo Mendes Florio
  • Francinilda Honorato dos Santos
  • Sônia Alves Bezerra

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-084

Keywords:

Narrativas (auto)biográficas, História de vida, Mulheres artesãs, Formação.

Abstract

A Comunidade do Rosado/RN deve ser entendida como a conjunção do lugar, das ações e relações tecidas no cotidiano de cada um de seus moradores. É o lugar da memória, dos acontecimentos, dos tempos e das relações sociais dos sujeitos que nela habitam. Com esse entendimento, apontamos as narrativas de experiência das mulheres artesãs da Comunidade do Rosado - distrito de Porto do Mangue/RN. Objetiva compreender por meio das narrativas (auto)biográficas como mulheres artesãs constroem espaços, que possibilitem a veiculação das redes de produção e comercialização de seus saberes voltados para o comércio interno e externo. A pesquisa, de cunho qualitativo, enfoca saberes da experiência e de formação de mulheres artesãs. A pesquisa faz uso do método (auto)biográfico, apoiado teoricamente em Josso (2010) e Delory-Momberger (2008). Como resultados, apontamos que as narrativas de experiência de mulheres artesãs da Comunidade do Rosado/RN, abriram através de luta e reivindicação um caminho para visibilizar e fortalecer o artesanato, a fim de garantir rentabilidade para a comunidade, a partir de apoio e compromisso do poder municipal e do sindicato local, a implantação e construção de um espaço para a exposição e venda dos produtos, como também, a busca de parcerias das cooperativas para incentivar na produção e venda dos artesanatos em eventos no próprio estado. É através das narrativas que o sujeito se autoforma e se constrói protagonista de sua vida.  As mulheres artesãs, para este estudo, desempenham um papel na comunidade como agentes de um processo histórico em que, no dia a dia, constroem sua formação em seus espaços, na condição de sujeitos históricos que vão tecendo em uma rede de relações sociais.

 

 

References

BARROS, Luis Felipe Fernandes. O Desenvolvimento do Geoturismo no município de Porto do Mangue/RN com base no complexo “Dunas do Rosado”: patrimônio geológico Potiguar. UFRN / Programa de Educação Tutorial (P.E.T.) Natal RN. Campinas, SeTur/SBE. Pesquisas em Turismo e Paisagens Cársticas, 2(1), 2009. Disponível em: www.sbe.com.br. Acesso em: 20 jan. 2016.

BONDIÁ, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Nº 19. Jan/Fev/Mar/Abr, 2002, p. 20-28. Universidade Estadual de Campinas, Departamento de Lingüística. Disponível em: www.scielo.br/. Acesso em: 31 mai. 2017.

BOGDAN, Robert e BIKLEN, Sari. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Portugal: Porto Editora, 1994.

DELORY-MOMBERGER, Chistine. Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal – RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. 9. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

JOSSO, Marie-Christine. Experiência de vida e formação. 2 ed. rev. e amp. Natal, RN: EDUFRN, São Paulo: Paulus, 2010.

DELORS, Jaques (Org.). Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a Unesco da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. Tradução José Carlos Eufrázio. 5. ed. São Paulo: Cortez; Brasília: MEC/ UNESCO, 2001.

Published

2019-09-13

How to Cite

Fernandes, S. de B., Aguiar, A. L. O., Fernandes, A. N. de O., Lima, J. E. de, Florio, E. C., Florio, G. M., Santos, F. H. dos, & Bezerra, S. A. (2019). Mulheres que educam: narrativas de quem têm nas mãos a arte do saber, fazer e ser / Educating women: narratives of those who have in their hands the art of knowing, doing and being. Brazilian Journal of Development, 5(9), 14847–14860. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-084

Issue

Section

Original Papers