A articulação entre teoria e prática na construção do conhecimento/ The articulation between theory and practice in the construction of knowledge

Authors

  • Amanda Aparecida de Brito
  • Andressa Lopes Evangelista
  • Maraiane Cristina Bento Cândido
  • Raíssa Caroline Santos
  • Júlia Mara Granjeiro do Prado
  • Milene Dias Ferreira Magri
  • Larissa Sales Martins Baquião

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-477

Keywords:

Educação em enfermagem, Higiene, Educação em Saúde.

Abstract

A deficiência de saneamento básico, conhecimentos, atitudes e práticas precárias de higiene pessoal contribuem para a incidência e prevalência de doenças parasitárias. O presente estudo trata-se de um relato de experiência que objetivou aprimorar o conhecimento dos estudantes de enfermagem e sensibilizar os estudantes do ensino fundamental e médio acerca da importância dos hábitos de higiene para a vida e saúde. Envolveu duas docentes, 35 estudantes do curso Técnico em Enfermagem e 200 estudantes do ensino médio e fundamental. Ocorreu no segundo semestre de 2019 seguindo as etapas de leitura, construção de material educativo, apresentação do produto e troca de informações. Os estudantes de enfermagem puderam aperfeiçoar o conhecimento acerca do tema, relacionar a teoria com a prática e a dinâmica participativa facilitou a comunicação, interação e o aprendizado dos envolvidos. Concluiu-se que o trabalho contribuiu com formação de crianças e adolescentes capazes de atuar em busca da melhoria dos níveis de saúde pessoal e coletiva e com a formação de técnicos de enfermagem.

References

NGUYEN, N.L. et al. Intestinal Parasitic Infection and Nutritional Status among School Children in Angolela, Ethiopia. J Prev Med Hyg, v. 53, n. 3, p. 157–164, 2012.

OCHOA ALENCASTRE, Mercedes Yadira. Percepción de docentes y escolares de primaria sobre la parasitosis infantil, en el Colegio Estatal María Auxiliadora de Chorrillos, Lima. 138 f. Dissertação (Mestrado) – Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Rio de Janeiro, 2014.

Published

2021-06-21

How to Cite

Brito, A. A. de, Evangelista, A. L., Cândido, M. C. B., Santos, R. C., Prado, J. M. G. do, Magri, M. D. F., & Baquião, L. S. M. (2021). A articulação entre teoria e prática na construção do conhecimento/ The articulation between theory and practice in the construction of knowledge. Brazilian Journal of Development, 7(6), 61219–61224. https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-477

Issue

Section

Original Papers