Dimensionamento de componentes para um enrolador de correias transportadoras visando a melhoria das operações de uma mineradora de bauxita / Component sizing for a conveyor belt reel to improve the operations of a bauxite mining company

Authors

  • César Tadeu Nasser Medeiros Branco
  • Jullyane Milena Silva de Figueiredo
  • Roberto Tetsuo Fujiyama

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-468

Keywords:

Enrolador de correias, correias transportadoras, dimensionamento, fator de segurança, elementos de máquina.

Abstract

As correias transportadoras são solicitadas a esforços que causam desgaste excessivo e precoce na cobertura e nas bordas. Quando o desgaste se torna evidente e a camada da correia alcança um limite inferior, ocorre o momento da troca. Em uma mineradora no Estado do Pará a troca é feita por um trator puxando a correia velha e já passando a correia nova pelo transportador. Após a troca, a correia fica no pátio de operações e espera um outro momento para ser retirada. A partir desses fatos, surgiu a necessidade de projetar uma máquina capaz de enrolar essas correias e otimizar o descarte do rolo tendendo a reaproveitá-las. Portanto, este trabalho trata de cálculos de dimensionamento e seleção de componentes para um enrolador de correias transportadoras partindo de suas dimensões para transporte, capacidade estrutural e operacional do enrolador. A metodologia de desenvolvimento do trabalho foi realizada por meio da definição de parâmetros de funcionamento da máquina e análise estrutural dos componentes do enrolador. A etapa de análise estática dos componentes da estrutura do enrolador, foi conduzida por meio de simulações numéricas, analisando as tensões equivalentes, deslocamento e fator de segurança, que protege a estrutura do limite de escoamento do material. Os componentes, como redutor e motor trifásico, foram selecionados para uma potência de 25hp e as análises estruturais são para elementos da máquina como: estrutura de suporte, extensão do eixo do redutor, eixo de rotação principal e semi-eixo de acoplamento à máquina. O fator de segurança de todos os componentes que foram simulados, apresentaram valores maiores que 1,57 o que garantiu a total integridade dos elementos durante as simulações.

References

ABCEM, 2013. “Tecnologia ajuda a Vale a reciclar correias transportadoras de minério”. Disponível em: <http://abcem.org.br/noticias-ver.php?cod=3193> Acesso em 02 dez. 2015.

BRANCO, C.; FUJIYAMA, R. Determinação da potência de acionamento de um sistema enrolador de correias transportadoras. IX Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, Fortaleza - Ceará. 2016

FALK. 2012. “Falk V-Class Catalog”. p. 146-147, 214. Disponível em: <http://www.rexnord.com/Products-Services/Process-Motion-Control/Gear/Parallel-Angle-Gear-Drives/V-Class> Acesso em 29 jul. 2015.

JOSHI, M. 2010, “Application of belt winder for conveyor replacements in coal handling plants of thermal power stations”. Disponível em: <http://www.plant-maintenance.com/articles/belt_winder.pdf> Acesso em 21 jul. 2015.

SEW. 2013. “Seleção de acionamento: métodos de cálculo e exemplos”. Vol. 1. 9ª ed. Disponível em: <http://br.sew-eurodrive.com/support/documentation_result.php?gruppen_id=A43> Acesso em 23 ago. 2015.

VEYANCE. 2013. “Manual de Componentes e Operação Enrolador de Correias 84”: Eixo Tipo Acoplamento Rápido”. Ouro Preto. MG.

WEG. 2015. WEG 22 Motor elétrico trifásico. Rev. 24, Jaraguá do Sul, SC.

MERCÚRIO. 2013. “Manual Técnico de correias transportadoras”. Itu. São Paulo.

Published

2021-06-21

How to Cite

Branco, C. T. N. M., Figueiredo, J. M. S. de, & Fujiyama, R. T. (2021). Dimensionamento de componentes para um enrolador de correias transportadoras visando a melhoria das operações de uma mineradora de bauxita / Component sizing for a conveyor belt reel to improve the operations of a bauxite mining company. Brazilian Journal of Development, 7(6), 61070–61084. https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-468

Issue

Section

Original Papers