As quatro teses de “um discurso sobre as ciências”: modelagem matemática em Boaventura de Sousa Santos/ The four theses of "a discourse on sciences": mathematical modeling in Boaventura de Sousa Santos

Authors

  • Antônia Edna Silva dos Santos
  • Ariwilson Gomes dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-412

Keywords:

Modelagem Matemática, Boaventura Santos, Educação.

Abstract

O estudo analisa a relação existente entre a Modelagem Matemática no Ensino e as idéias de Boaventura de Sousa Santos. Para tanto abordamos alguns considerações sobre as quatro teses de Boaventura do Discurso sobre as Ciências (todo conhecimento cientifico-natural é cientifico-social; todo conhecimento é total e local; todo conhecimento é autoconhecimento e todo conhecimento cientifico visa constituir-se em senso comum) como também diretrizes da Modelagem Matemática no ensino, nos ancoramos em concepções sobre os objetivos e processos junto a autores que se destacam na área. E por ultimo analisamos quais as relações entre essas duas formas de pensar: as quatro teses de Boaventura e as diretrizes da Modelagem Matemática no ensino. Foi possível destacar a relação existente entre as quatro teses e as diretrizes da Modelagem matemática.

References

BASSANEZI, R. C. Ensino aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2004; 2ª edição.

BIEMBENGUT, M. S.; HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no ensino. São Paulo: Contexto 2007; 4ª edição.

BIEMBENGUT, M. S. Modelagem matemática & implicações no ensino e aprendizagem de matemática. Blumenau, SC: Ed. da Furb, 1999.

CHAVES, M. I. A.; ESPIRITO SANTO, A. O. Modelagem Matemática: uma concepção e várias possibilidades. In: Revista Bolema, Rio Claro, ano 21, número 30, 2008.

DESCARTES, R. Discurso do método. Lisboa: 1979

SANTOS, B. S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. São Paulo: Cortez, 2002, 4ª edição.

SANTOS, B. S. discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2006. 4ª edição.

Published

2021-06-18

How to Cite

Santos, A. E. S. dos, & dos Santos, A. G. (2021). As quatro teses de “um discurso sobre as ciências”: modelagem matemática em Boaventura de Sousa Santos/ The four theses of "a discourse on sciences": mathematical modeling in Boaventura de Sousa Santos. Brazilian Journal of Development, 7(6), 60131–60139. https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-412

Issue

Section

Original Papers