Dimensionamento e análise de viabilidade do sistema de aquecimento solar de água para chuveiro em uma instituição de caridade na cidade de Ituiutaba-MG / Sizing and feasibility analysis of a solar water heating system for showers in a charity institution in the city of Ituiutaba-MG

Aurea Messias de Jesus, Aldaizio Jose Martins Filho, Diego Guimarães Salim, Rildo Afonso Almeida, Julia Lambert Andrade Duraes, João Nilton Alves Rezende, Flávia Catarina Alves Viali, Perseu Aparecido Teixeira Brito

Abstract


A energia solar utilizada para aquecimento de água é uma das soluções para quem procura reduzir a conta de energia, além de ser ideal também para áreas mais afastadas e ainda não eletrificadas ou com demanda elétrica insuficientes para a instalação. O presente artigo visa analisar por meio de cálculos, as possibilidades técnicas e econômicas para implantação de um sistema de aquecedor solar em um local onde já possui a rede elétrica da concessionária, para comparação da viabilidade do sistema. No qual busca responder: Comparando o custo da energia elétrica com o custo do investimento, o sistema de aquecedor solar seria viável economicamente na instituição de caridade Obras Sociais do Centro Espírita Adolfo Bezerra de Menezes? A partir desta problemática o objetivo geral consistiu em analisar, por meio de cálculos, as possibilidades econômicas para implantação de aquecedores solares em um local onde já possui a rede elétrica da concessionária para comparação da viabilidade do sistema. Realizando através de pesquisa bibliográfica e coleta de dados a partir de um questionário aplicado na instituição de caridade, foi possível realizar os cálculos e orçar os equipamentos necessários. A partir desses dados foi possível dimensionar o reservatório térmico e os coletores solares, visando orçar e analisar o valor relacionado à economia de energia elétrica. Haja vista que o local escolhido para a pesquisa é uma instituição de caridade que atualmente conta com doações para se manter na cidade. Averiguou-se que o tempo estimado do retorno do investimento seria de aproximadamente 20 meses 7 dias e 2 horas. Assim conclui-se que economizar energia tem sido um constante desafio nos dias de hoje, e o aquecimento de água a partir do chuveiro elétrico para banho é um dos responsáveis pelo alto consumo. Percebeu-se a partir dos cálculos que o uso da energia solar no aquecimento de água para substituir os chuveiros elétricos é viável, tanto quanto ecologicamente, por se tratar de uma energia totalmente limpa, quanto economicamente.


Keywords


Energia solar, Aquecimento Solar, Economia.

References


ABRAVA – Associação Brasileira de Refrigeração, Ar condicionado, Ventilação e Aquecimento. São Paulo. Disponível em: http://www.abrava.com.br/index.php. Acesso 25 de setembro de 2016.

ANEEL. Bandeira tarifária. Disponível em: http://www.aneel.gov.br/bandeiras-tarifarias Acesso 05 de Novembro de 2016.

SOLARIMÉTRICO. Atlas de Minas Gerais. Belo Horizonte: Cemig, 2012.

ASSCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 15.569:2008. Sistema de aquecimento de água em circuito direto. Projeto e instalação. Rio de Janeiro, 2008.

ASTROSOL – Aquecedores Solares. Disponível: http://www.astrosol.com.br/ Acesso 11 de Out. de 2016.

BARBOSA. Frederico Kauffmann. Cálculo dos impostos sobre conta de energia elétrica. Disponivel: < http://www.professorfred.com/conta-de-luz-impostos/>. Acesso: 05 de novembro 2016.

BAPTISTA, A. S. C. Análise da Viabilidade Econômica da Utilização de Aquecedores Solares de Água em Resorts no Nordeste do Brasil. 171f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

CEMIG. Consulta de Bandeiras e impostos. Disponível em:< http://www.cemig.com.br/ >Acesso 25 de setembro de 2016.

CENTER SOL. Orçamento para implantação do sistema de aquecedores para banhos. http://www.solaresol.com.br/loja/kit-completo-grande-porte-2000-litros.html#fancy-zoom-gallery-image-4. Acesso: 15 de novembro de 2016.

CHEN, Bete. Manual técnico para projeto e construção de sistemas de aquecimento solar & gás natural. Sistemas de Aquecimento de Água para Edifícios através da associação Solar & Gás Natural. Março, 2011.

EXAME. Revista. Banho passou de 10 minutos? È disperdicio. Disponivel em: Acesso 05 de novembro 2016.

GAMBOA, Roberto Marçal. Eletricidade solar, estado atual e perspectivas. 2001.

INMETRO - Instituto Nacional De Metrologia. Normalização e Qualidade Industrial. Regulamento de avaliação da conformidade de sistemas e equipamentos para aquecimento solar de água. Anexo da portaria INMETRO nº 395 / 2008.

LORENZETTI. Chuveiro elétrico. Disponivel: Acesso 05 de Nov. 2016.

LIMA, J. B. A. Otimização de Sistema de Aquecimento Solar de Água em Edificações Residenciais Unifamiliares Utilizando o Programa Trnsys. 142 f. Dissertação (mestrado) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.

PALZ, W. Energia solar e fontes alternativas. São Paulo: Hemus, 1981.

PENEREIRO, J. C.; Melo, L. P.; Coradi T. B. Construção de um aquecedor solar de baixo custo sem cobertura: análise experimental da eficiência térmica para vários ensaios. Revista de ciência & tecnologia. Nova Iguaçu - Rio de Janeiro. v.10 n. 1 (Jun-2010). Gráfica Universitária, 2010.

POZZEBON, F. B. Aperfeiçoamento de Um Programa de Simulação Computacional para Análise de Sistemas Térmicos de Aquecimento de Água Por Energia Solar. 134 f. Dissertação (mestrado) – Escola de Engenharia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

REDE BRASIL - Noções iniciais sobre aquecimento solar. Rede Brasil de Capacitação em Aquecimento Solar. 2008.

SÁLES, I. C. F. Análise da Substituição do Chuveiro Elétrico por Aquecedor Solar: Uma Contribuição ao Setor Elétrico na Conservação de Energia. 158 f. Dissertação (mestrado) – Unidade Acadêmica Centro de Tecnologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-407

Refbacks

  • There are currently no refbacks.