Os impactos socioambientais através do desmatamento na microbacia hidrográfica do Riacho Jordão (Sobral-CE, Brasil) / The socio-environmental impacts through deforestation in the micro watershed of the Jordão Creek (Sobral-CE, Brazil)

Francisco Edilson Lucas Nascimento, Ernane Cortez Lima

Abstract


O referido artigo teve como objetivo realizar uma análise dos impactos socioambientais através do desmatamento na microbacia hidrográfica

do riacho Jordão, procurando diagnosticar os principais impactos socioambientais e suas interferências na dinâmica da microbacia. A metodologia foi desenvolvida através de uma análise geossistêmica no intuito de interrelacionar os elementos constituintes do sistema para que pudéssemos diagnosticar e interpretar os aspectos físicos, biológicos e humanos. Os procedimentos foram divididos em três etapas: revisão bibliográfica, atividades de campo e gabinete. Procurou-se contextualizar os atributos geoambientais (geologia, geomorfologia, clima, recursos hídricos, solos, vegetação e fauna) e os aspectos socioeconômicos relacionados ao desmatamento a assoreamento, esgoto e lixo. Na sequência, verificou-se na área em estudo, o desmatamento em áreas de topo, vertente e vale, para que fossem diagnosticados os níveis de degradação ambiental nessas unidades e seus impactos junto a população no intuito de amenizar os problemas socioambientais presentes na microbacia hidrográfica do riacho Jordão.


Keywords


Desmatamento, Microbacia Hidrográfica, Drenagem.

References


ARAÚJO, G. H. de S: ALMEIDA, J. R.;GUERRA, A. J. T. gestão ambiental de áreas degradadas, Rio de Janeiro,Bertrand, 2014

CHRISTOFOLETTI, Antônio. Análises de sistemas em geografia. São Paulo: Hucitec, 1979.

IPLANCE. IPECE - Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará –Governo do Estado do Ceará,1995.

TRICART, Jean. Ecodinâmica. Rio de Janeiro: Superintendência de Recursos Naturais e Meio Ambiente (SUPREN), 1977.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-397

Refbacks

  • There are currently no refbacks.