Prototipagem de um sistema de alarme controlado pelo aplicativo Blynk/ Prototyping an alarm system controlled by the Blynk application

Daniela Freitas Borges, Caio Henrique Jorge Oliveira, Higor Queiroz Freitas, Aurea Messias de Jesus, Flávia Catarina Alves Viali, Raul Paranaiba Parreira, Rildo Afonso Almeida, Maria Eugênia Garcia Abrão

Abstract


O presente aretigo teve como tema a construção de um protótipo de um sistema de alarme que fez comunicação via internet com aplicativo Blynk, construído partir de tecnologias de baixo custo, provenientes de microcontroladores, sistemas embarcados e plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, no qual foi aplicado em uma residência na cidade de Ituiutaba. O objetivo geral foi criar um protótipo, direcionado no monitoramento e segurança residencial. A metodologia empregada consistiu em um método experimental, no qual, se tratou da montagem de um protótipo de baixo custo. A mesma foi dividida em três etapas fundamentais: Revisar os conhecimentos teóricos sobre automação e as especificações dos dispositivos eletrônicos necessários para desenvolvimento e construção do protótipo; Configurando Arduino Uno, Construção protótipo e Esquema de  Configurando aplicativo Blynk; Aplicação do protótipo construido em uma área sem acesso a rede de internet. No protótipo foram construídos circuitos elétricos responsáveis pela ligação dos dispositivos, desenvolvimento de programação em C responsável pela comunicação virtual dos mesmos. Contudo, ficou claro que o objetivo geral foi atingido, no qual, desenvolveu um protótipo viável como sistema de alarme residencial debaixo custo,  acionamento por meio de um sistema de alarme através do dispositivo programável Arduino controlado pelo aplicativo Blynk.

 


Keywords


Arduino Uno, Aplicativo Blynk, Sistema de Alarme, Protótipo.

References


ARDUINO. Software Arduino. Disponível em: Acesso em 01 de Mar.2021

ALBERTIN, Alberto Luiz; DE MOURA ALBERTIN, Rosa Maria. A internet das coisas irá muito além às coisas. GV Executivo, v. 16, n. 2, p. 12-17, 2021.

AUTO CORE ROBOTICA. Módulo Eletrônico Buzzer Passivo. Disponivel em: . Acesso em 04 de Mar. de 2021.

ARDUINO APRENDIZES. História do Arduíno e seus modelos-Disponivel em: https://arduinoaprendizes.wordpress.com/2015/04/22/historiaarduino/ >Acesso em 04 de Mar. de 2021.Publicação, 2021.

ARDACADEMY. Introdução ao Arduino IDE. Disponível em: < https://ardacademy57.000webhostapp.com/introduction%20to%20IDE3.html >Acesso em 04 de Mar. de 2021.

CARVALHO, M. S. R. M. A trajetória da Internet no Brasil: do surgimento das redes de computadores à instituição dos mecanismos de governança. Unpublished Estudos de Ciência e Tecnologia no Brasil, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

CENTRAL DA LAPA. O que são relés - tipo e usos - Disponível em: Acesso em 5 de março de 2021.

CURTO CIRCUITO. Disponível em: < https://www.curtocircuito.com.br/display-lcd-16x2-backlight-azul.html>. Acesso em 04 de Mar. de 2021.

DINIZ, Eduardo Henrique. Internet das coisas. GV executivo, v. 5, n. 1, p. 59-59, 2006.

GESTAO DE SEGURANCA PRIVADA Disponível em: Acesso em 04 de Mar. de 2021.

GOEKING, Weruska. "Da máquina a vapor aos softwares de automação." Publicação online–O Setor Elétrico/Memória da Eletricidade.< http://www. osetoreletrico. com. br/web/automacao. html .>Acesso em 04 de Mar. de 2021.

GOMES, Alcenir Campelo. "Regulador eletrônico de TAP com controlador baseado na plataforma de prototipagem Arduino." (2016).

FACCIONI FILHO, Mauro. Internet das coisas. Unisul Virtual, 2016.

FERREIRA, victor zago gomes. A Domótica como instrumento para a melhoria da qualidade de vida dos portadores de deficiência. trabalho de conclusão do curso superior de tecnologia em automação industrial do instituto federal de educação, ciência e tecnológica da paraíba. joão pessoa, pb, v. 20, 2010.

FILIPE FLOP. Sensor de Umidade e Temperatura DHT11. Disponível em: acesso em 10 de dezembro de 2019.

HAMANN, Renan. A evolução dos computadores. Você sabia que computadores já chegaram a pesar, v. 30, 2011.

LEMOS, André. A comunicação das coisas. Internet das coisas e teoria ator-rede. Simsocial: Cyber-Arte-Cultura, v. 2, 2012.

LIMA, Paulo Raimundo Gomes de; et al., Desenvolvimento de protótipo de sistema de alarme para ambiente laboratorial. Anais... In: IX COEN – Congresso de Engenharias da UFSJ, São Joao Del Rei, 2019.

MAGRANI, Eduardo. A internet das coisas. Editora FGV, 2018.

MASTERWALKER. CONHECENDO O BLYNK. Disponível em: https://blogmasterwalkershop.com.br/blynk/conhecendo-o-blynk. Acesso em 10 de jan. de 2021.

MONTEIRO, Marco Aurélio Alvarenga et al., Protótipo de uma atividade experimental para o estudo da cinemática realizada remotamente. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 30, n. 1, p. 191-208, 2013.

MULTILOGICA. Módulo Relé 2 canais. Disponível em: < https://multilogica-shop.com/modulo-rele-5v-2-canais>. Acesso em 04 de Mar. de 2021. publicação, 2019.

OLIVEIRA, Sérgio. Internet das coisas com ESP8266, Arduino e Raspberry PI. Novatec Editora, 2017.

PREZI. Arquitetura de Sistemas Embarcados Disponível em: . Acesso em 04 de Mar. de 2021.

SANTAELLA, Lucia et. al., Desvelando a internet das coisas. Revista GEMInIS, v. 4, n. 2, p. 19-32, 2013.

ROSARIO, Joao Mauricio. Automação industrial. Editora Baraúna, 2009.

SANTOS, Bruno P. et. al., Internet das coisas: da teoria à prática. Minicursos SBRC-Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuıdos, v. 31, 2016.

SANTOS JUNIOR, Marcos Antonio dos. Monitoramento da temperatura e diòxido de carbono em silo piloto utilizando Arduino e Blynk. BS thesis. Brasil, 2018.

SERRANO Tiago Medicci e NUNES Ronaldo. Introdução ao Blynk App (2018). Acesso em: https://www.embarcados.com.br/introducao-ao-blynk-app>. Disponível em 10 de novembro de 2019.

SILVEIRA, Leonardo; LIMA, Weldson Q. Um breve histórico conceitual da Automação Industrial e Redes para Automação Industrial. Redes para Automação Industrial. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, p. 16, 2003.

TAIRA, Daniel Passos, and Felipe Macedo Freitas Siqueira. "Prototipagem utilizando plataforma arduino para sistema de controle de nível."

TECHTUDO. Jumpers: entenda o que são e para que servem essas peças. Disponível em:

https://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/03/jumpers-entenda-o-que-sao-e-para-que-servem-essas-pecas.html>-do-solo-higrometro>. Acesso em 10 de março de 2021.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-376

Refbacks

  • There are currently no refbacks.