Preparação de uma linha de hemming para fabricação de um novo modelo de automóvel / Preparation of a hemming line for manufacturing a new car model

Sílvio Sérgio Silveira de Siqueira, Mariana Gabriela Silveira de Siqueira, Paula da Silva Nogueira

Abstract


Para a indústria automobilística o lançamento de novos modelos são fundamentais para que a empresa se mantenha competitiva, apresentando novidades para seus clientes e gerando mais opções de produtos no mercado. Entretanto, para que um novo modelo seja lançado é necessário que as linhas de produção passem por adaptações para que sejam capazes de produzir este novo modelo. A seguinte pesquisa trata-se de um estudo de caso em uma indústria automobilística no Sul Fluminense, onde um novo modelo de automóvel estava para ser lançado e era necessária uma adaptação na linha de hemming para que o tempo de setup possa atender a demanda de produção. A pesquisa buscou na literatura conhecimentos do processo de hemming, conhecimentos de engenharia industrial como takt time, tempo ciclo e OEE, e fatores a serem avaliados como ergonomia e segurança nos postos de trabalho. A pesquisa então avaliou a condição atual da célula de hemming sem receber o novo modelo e com base nos dados adquiridos entrou em contato com empresas terceirizadas para realizar a instalação de um setup automático na célula. Após a automação do setup, a nova condição da linha foi avaliada e os ganhos quantificados. A pesquisa deixou para a empresa uma metodologia de como avaliar células de produção para definir projetos de automação com o melhor custo benefício que atenda às necessidades da empresa.


Keywords


OEE, Setup, Hemming, Segurança.

References


ALVAREZ. R, dos R.; ANTUNES Jr., J. A. V. Takt Time: Conceitos e contextualização dentro do Sistema Toyota de produção. Gestão & Produção, v. 8, n. 1, p. 1-18. 2005

BAHRIN, M. A. K.; OTHMAN. M. F.; AZLI, N. H. N.; TALIB. M. F. INDUSTRY 4.0: A Revier on Industrial Automation and Robotic. Jurnal Teknologi, Malásia, 2016.

BRASIL, Ministério do Trabalho e Emprego, NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2016, disponível em: acesso em 31 de Maio de 2020.

BRASIL, Ministério do Trabalho e Emprego, NR 12 - SEGURANÇA DO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2018, disponível em: acesso em 31 de Maio de 2020.

BRASIL, Ministério do Trabalho e Emprego, NR 33 - SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO EM ESPAÇOS CONFINADOS. Brasília: Ministério do Trabalho e Emprego, 2013, disponível em: < https://enit.trabalho.gov.br/portal/images/Arquivos_SST/SST_Publicacao_e_Manual/CGNOR---GUIA-TCNICO-DA-NR-33.pdf> acesso em 31 de Maio de 2020.

CRUZ, Y. J. S. Exemplo de conformidade em : Norma regulamentadora Nº 10 (NR 10) e Norma regulamentadora Nº 12 (NR 12). Trabalho de conclusão de engenharia elétrica na Universidade Federal de Uberlândia. Uberlândia, 2019.

BRASIL, Ministério do Trabalho e Emprego. Anuário dos Trabalhadores 2016. Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. São Paulo: DIEESE, 2017.

JONKERS, B. Simulation of the Robot Roller hemming process. MS thesis. University of Twente, Twente-GER, 2006.

MORGADO, S. M. A.; SOUSA, M. Avaliação da viabilidade económica da energia solar fotovoltaica: Estudo de caso da política de segurança pública. Revista da UIIPS - Unidade de Investigação do Instituto Politécnico de Santarém, Vol. 7 Nº 2, ISSN: 2182-9608, Santarém - Portugal, 2019

OHNO, T. O Sistema Toyota de Produção – Além da produção em larga escala. Bookman, Porto Alegre-RS 1996.

OLIVEIRA, N. L. F. de. Gestão Financeira e Controladoria. Gestão de Riscos Financeiros. Apostila da UNESA. disponível em . acesso: 05/05/2020

OLIVEIRA, N. S. de.; RIBEIRO, B. L.; MACHADO, R. R. Implementação e análise do indicador de eficiência global de equipamentos (OEE) em um laticínio do Alto Parnaíba. Revista Brasileira de Gestão e Engenharia. ISSN 2237-1664. Centro de Ensino Superior de São Gotardo. São Gotardo-MG, 2019

ROTHER, M.; SHOOK, J. Learning to See: Value Stream Mapping to add Value and Eliminate Muda. The Lean Enterprise Institute, Brookline, EUA, 1998.

SILVA, A. L. E.; SILVEIRA, T. da.; MORAES, J. A. R.; BRUM, T. M. M;. Proposta de Automação Industrial em uma Empresa Fabricante de Borrachas Escolares. Revista GEINTEC – ISSN: 2237-0722. Vol.8 n.1, p.4159-4172. Aracaju-SE, 2018.

SIQUEIRA, S. S. S. de; COSTA, K. A.; ASSUMPÇÃO. A. R. P. KAIZEN aplicação da ferramenta no setor de solda automotiva. Brazilian Journal of Development, 2019.

SOARES, A. P.; MIOTTO, K. M.; GRANDO, M. L. Análise ergonômica antes e após a automatização do processo de lavagem de copas emu ma indústria frigorífica. Revista Tecnológica / ISSN 2358-9221, v. 4, n.1, p.38 – 57, 2016. TAGOUT®. Catálogo de cadeados LOTO Disponível em: Acesso em 25/06/2020

THUILLIER, S.; MAÔUT, N. Le.; MANACH, P. Y.; DEBOIS, D. Numerical simulation of the roll hemming process. Journal of materials processing technology, v.198 n.1-3, p.226-238, 2008.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-362

Refbacks

  • There are currently no refbacks.