Aplicação de auditoria no setor de almoxarifado / Application of audit in the warehouse sector

Aline dos Santos Nonato, Regiane de Fatima Bigaran Malta, Sinéia Tenório Cavalcante Rodrigues, Thiago Bergoci

Abstract


O presente relatório de intervenção apresentado tem por objetivo a síntese e análise de resultados obtidos por meio da intervenção realizada no setor de almoxarifado da empresa em questão, assim como a observação dos resultados obtidos por meio da comparação dos cenários existentes antes e após o projeto de intervenção, tendo como base a aplicação de técnicas de almoxarifado e reestruturação de procedimentos da área objeto deste estudo. Ao longo do estudo preliminar realizado, foi possível identificar falhas graves no processo de controle de estoques, assim como em sua organização, dando base ao proposto projeto de intervenção, cujo objetivo circunda em torno da auditoria no setor de almoxarifado. Após execução do projeto de intervenção foram obtidos resultados satisfatórios e de grande relevância a eficiência da organização, não apenas no setor de almoxarifado, mas também nas demais áreas organizacionais, inclusive em seu objetivo principal, trazendo melhores resultados à execução de seus projetos.

 

 


Keywords


Almoxarifado, Auditoria, Estoques, Registro e Gestão.

References


ARAÚJO, Inaldo da Paixão Santos. Introdução à Auditoria Operacional. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

BASTOS, A. V. B.; GONDIM, S. M. G.; LOIOLA, E. Aprendizagem organizacional versus organizações que aprendem: características e desafios que cercam essas duas abordagens de pesquisa. Revista de Administração, v. 39, n. 3, p. 220-230, 2004.

CAMPOS, V. F. TQC: Controle de Qualidade Total. 8. ed. Belo Horizonte: INDG, 2004.

CREPALDI, Silvio Aparecido. Auditoria Contábil: Teoria e Prática. 3ª Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2004.

FRANCO, Hilário; MARRA, Ernesto. Auditoria Contábil: Normas de Auditoria, Procedimentos e Papeis de Trabalho, Programas de Auditoria, Relatórios de Auditoria. São Paulo: Atlas, 2001.

PAOLESCHI, Bruno. Almoxarifado e gestão de estoques. São Paulo: Érica, 2009.

PASCOAL, JANAÍNA ARAÚJO. Gestão estratégica de recursos materiais: controle de estoque e armazenagem. Monografia apresentada ao Centro Universitário de João Pessoa – UNIPÊ, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Administração. João Pessoa, 2008. Disponível em: https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos11/34614350.pdf. Acesso em 10 de junho de 2019.

SÁ, Antônio Lopes de. Curso de auditoria. 8. ed. – São Paulo: Atlas, 1998. 533p. Princípios fundamentais de contabilidade. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

TADEU, Hugo Ferreira Braga. Gestão de Estoques: fundamentos, modelos matemáticos e melhores práticas aplicadas. São Paulo: Cengage Learning, 2015.

TUBINO, Dalvio Ferrari. Planejamento e Controle da Produção: teoria e prática. 2 ed. São Paulo/; Atlas, 2009.

VIANA, João J. Administração de Materiais: um Enfoque Prático. São Paulo: Editoras Atlas S.A. 2000.

VIEIRA, Darli; ROUX Michel. Auditoria Logística: uma abordagem prática para operações de centros de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-354

Refbacks

  • There are currently no refbacks.