Uma breve analise sobre o movimento “VIDAS PRETAS IMPORTAM” / A brief analysis of the movement "BLACK LIVES MATTER"

João Paulo de Oliveira, Sérgio Ferreira de Souza

Abstract


A presente pesquisa teve como objetivo descrever e analisar sobre o preconceito e o racismo enfrentado pelos negros. Apresentando a evolução ocorrida desde o século XIX. Mais especificamente, objetivamos mostrar como os negros eram considerados e tratados no início e como acontece hoje; se o negro tem influência na cultura brasileira; quais os movimentos antirracismo existem nos dias atuais; quais foram os acontecimentos que contribuíram para esses movimentos existirem. Essa pesquisa é realmente relevante. Primeiro, porque possibilita uma leitura crítica do objeto em estudo. Segundo, porque destaca a importância de se refletir sobre o papel do negro na cultura brasileira e as várias maneiras de desigualdade étnico-racial presente em nossa sociedade. De fato, a grande parte da população ainda vê o negro de forma inferiorizada. Isso porque, em pleno século XXI, ainda não se desvencilhou de uma mentalidade escravocrata. Podemos dizer que a abolição da escravatura não trouxe a inserção do negro no nosso país, pois o que se percebe é que este grupo ainda é estigmatizado pelo branco. Pode-se concluir, que atualmente existem movimentos antirracismo, entre eles: movimento internacional Black Lives Matter, ou numa tradução livre “Vidas Negras Importam", que se iniciou nos Estados Unidos mais ganhou força também no Brasil.

 

 


Keywords


Negros, Preconceito, Racismo.

References


BETHENCOURT, Francisco. Racismos: das Cruzadas ao século XX. Companhia das Letras, 2018.

BIGNAMI, R.; GONZAGA, V.L.C. Caso Carrefour e o déficit jurídico nas cadeias de fornecimento. Disponível em: https://www.justificando.com/2020/12/14/caso-carrefour-e-o-deficit-juridico-nas-cadeias-de-fornecimento/. Acesso em: 18-12-2020.

GARAEIS, V.H. A História da Escravidão Negra no Brasil. Portal Geledés, 13 jul. 2012. Disponível em: https://www.geledes.org.br/historia-da-escravidao-negra-brasil/. Acesso em: 19-12-2020.

GOMES, T. O movimento internacional Black Lives Matter, ou numa tradução livre “Vidas Negras Importam", é uma ação ativista que começou nos Estados Unidos. Correio do Estado. 11 dez. 2020. Disponível em: https://correiodoestado.com.br/cidades/black-lives-matter-o-movimento-vidas-negras-importam/379195. Acesso em: 18-12-2020.

Levantamento mostra que Carrefour já esteve envolvido em pelo menos sete casos de violência. Disponível em: https://jovempan.com.br/noticias/brasil/levantamento-mostra-que-carrefour-ja-esteve-envolvido-em-pelo-menos-sete-casos-de-violencia.html. Acesso em: 18-12-2020.

ORLANDI, E.P. A análise de discursos em suas diferentes tradições intelectuais: O Brasil. Unicamp, 1994.

____, E.P. Texto e Discurso. Unicamp, 1994.

____. Análise de Discurso – princípios e procedimentos. 11. ed. São Paulo: Pontes Editores, 2013.

PÊCHEUX, M. Semântica e Discurso, uma crítica à afirmação do óbvio. Campinas: Unicamp, 2009.

RODRIGUES, M. L. Discurso e Metodologia: tensão na análise. Interface da Educação, n. 66, p. 82, 2010.

RODRIGUES, M.L.; TAFARELLO, P.C. Ideologia e Linguagem. In: MORALIS, E. G. et al. (Org.). Linguagem, comunicação e cultura. Campinas: Editora RG, 2013.

SANTOS, M.A. Contribuição do negro para a cultura brasileira. RTES – Temas em Educação e Saúde, v.12, n.2, p. 217-229, jul-dez/2016.

SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 1971.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-337

Refbacks

  • There are currently no refbacks.