Brasilianas iv e v para piano de Radamés Gnattali: uma análise musical tipificada, interpretativa e comparativa / Brasilianas iv and v for piano by Radamés Gnattali: a typified, interpretative and comparative musical analysis

Felipe Mello

Abstract


 O presente texto apresenta os resultados parciais da pesquisa sobre a análise musical tipificada, interpretativa e comparativa das Brasilianas IV e V para piano do compositor brasileiro Radamés Gnattali. Para tanto, utilizou-se metodologias contidas em Kostka (1999), Schoenberg (1996, 2001), Rink (2002) e Berry (1987), considerando-se ainda os fundamentos metodológicos de Mário de Andrade (1972, 1989) e José Ramos Tinhorão (2015). Evidenciou-se, ainda, os elementos etnográficos empregados pelo compositor em suas obras, bem como elementos notacionais que expõem aspectos nacionalistas, jazzísticos e impressionistas de sua escrita musical.


Keywords


Análise musical, Interpretação musical, Música para piano, Brasilianas IV e V, Radamés Gnattali.

References


ANDRADE, Mário de. Ensaio sobre a música brasileira. 3ª Ed. São Paulo: Martins,1972.

____________. Dicionário musical brasileiro. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1989.

BERRY, Wallace. Structural functions in music. New York: Dover, 1987.

GROVE. Dicionário Grove de Música: edição concisa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.

IGTF, Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore. Assim cantam os gaúchos. Porto Alegre: IGTF, 1984.

KOSTKA, Stefan; PAYNE, Dorothy. Tonal harmony. New York: McGraw-Hill, 1999.

MEYER, Leonard B. Explaining music. Chicago: Chicago University Press, 1973.

____________. El estilo en la musica: teoria musical, historia e ideologia. Tradução de Michel Angstadt. Madrid: Piramide, 2000.

PERSICHETTI, Vincent L. Harmonia no século XX: aspectos criativos e práticos. São Paulo: Via Lettera, 2012.

RÉTI, Rudolph, The thematic process in music. New York: Macmillan, 1951.

RINK, John. Musical Performance: a guide to understanding. Cambrigde: University Press, 2002.

SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical. 3ª Ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.

____________. Harmonia. São Paulo: Editora Unesp, 2001.

TINHORÃO, José R. Pequena História da Música Popular: segundo seus gêneros. 7ª Ed. São Paulo: Editora 34, 2015.

ZORZAL, Ricieri Carlini. Dez estudos para violão de Radamés Gnattali: estilos musicais e propostas técnico-interpretativas. Dissertação (Mestrado em Música) – UFBA, Salvador, 2005.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-318

Refbacks

  • There are currently no refbacks.