Laboratório alternativo: uma proposta para dinamizar as aulas de ciências construído a base de materiais recicláveis/ Alternative laboratory: a proposal to streamline science classes built from recyclable materials

Authors

  • Zilmar Timoteo Soares
  • Juscimar da Silva Araujo
  • Ana Beatriz de Castro Silva
  • Brunno Gustavo de Oliveira Gomes

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-308

Keywords:

Experimentos, Laboratório, Materiais Recicláveis.

Abstract

Este trabalho teve por objetivo proporcionar aos professores e alunos da rede pública de Imperatriz, a vivenciar na prática, temas abordados no estudo de ciências no ensino fundamental, através de experimentos simples construídos com materiais produzidos pelos professores e alunos. As experiências selecionadas para as práticas desta pesquisa utilizou materiais recicláveis e elementos da natureza de fácil obtenção, mostrando que, para fazer ciências, precisa-se, sobretudo, de um pouco de imaginação e inventividade. Foi relevante ver os estudantes, terem a oportunidade de estar em contato com o ambiente de produção cientifica e os resultados que a ciência pode proporcionar no aprendizado do cotidiano. O resultado final, foi um trabalho de baixo custo onde professores e alunos tiveram a oportunidade de vivenciar na prática os conhecimentos científicos através da produção própria, tornando o ensino de ciências mais agradável e, com certeza, muito mais proveitoso, tanto para o discente quanto para o docente.

References

ARAGÃO, R.M.R. Ensino de Ciências: Fundamentos e Abordagens. Piracicaba: CAPES/UNIMEP, 2000.182 p.

ARAÚJO, M.S.T.; ABIB, M.L.V.S. Atividades experimentais no ensino de Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n.2, p. 176- 194, 2003.

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil. Ed. Ática, São Paulo, SP, 1998.144p.

BORGES, A.T. O papel do laboratório no ensino de ciências. In: MOREIRA, M.A.; ZYLBERSZTA J.N.A.;

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais/Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1997.

CANDAU, V. M. (Org.). Reinventar a Escola. 8ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2000. 284p.

CARVALHO, A.M.P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 1995, p.14-63.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.P. Atlas do I Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Editora da Universidade – UFRGS, Porto Alegre, RS, 1997. 2–11.

GROSSO, A. B. Eureka! Prática de ciências para o ensino fundamental. Cortez, São Paulo: 2006.

HOERNIG, A.M.; PEREIRA A.B. As aulas de Ciências Iniciando pela Prática: O que Pensam os Alunos. Revista da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.4, n.3., set/dez 2004, p.19-28.3/4

KASSAR, M. de C. M. Professor e as práticas educativas. In: BARBOSA, R.L. L. (Org.). Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: UNESP, 2004. 582p.

JOPULLIÊ, V. & MAFRA, W. Didática de Ciências através de módulos instrucionais. Vozes, Petrópolis Rio de Janeiro; 1987.

ROSITO, B.A. O ensino de Ciências e a experimentação. In: MORAES, R. Construtivismo e Ensino de Ciências: Reflexões Epistemológicas e Metodológicas. 2 ed. Porto Alegre: Editora EDIPUCRS, 2003. p. 195-208. 4

SARMENTO. M. F.; CAMPOS. C. S.; CEZÁRIO. A. F. R. Confecção de materiais alternativos para o ensino experimental de ciências. V Congresso Nacional de Educação, 2018.

SILVA, L.H.de A.; ZANON, L.B. A Experimentação no ensino de Ciências. In: SCHNETZLER, R.P.;

SMITH, K.A. Experimentação nas Aulas de Ciências. In: CARVALHO, A.M.P.; VANNUCCHI, A.I.; BARROS, M.A.; GONÇALVES, M.E.R.; REY, R.C. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento físico. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione.1998. p. 22-23.

SANGARI do BRASIL. Autores Associados, Metodologia e equipamentos para o ensino e pesquisa, Editora Sangari, São Paulo: 2001.

SOUSA, M. G. Tecnologias simples para o ensino, Artigo científico para conclusão do curso de Especialização em Metodologia do Ensino. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, Imperatriz – MA, 2019.

Published

2021-06-15

How to Cite

Soares, Z. T., Araujo, J. da S., Silva, A. B. de C., & Gomes, B. G. de O. (2021). Laboratório alternativo: uma proposta para dinamizar as aulas de ciências construído a base de materiais recicláveis/ Alternative laboratory: a proposal to streamline science classes built from recyclable materials. Brazilian Journal of Development, 7(6), 58480–58495. https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-308

Issue

Section

Original Papers