Laboratório alternativo: uma proposta para dinamizar as aulas de ciências construído a base de materiais recicláveis/ Alternative laboratory: a proposal to streamline science classes built from recyclable materials

Zilmar Timoteo Soares, Juscimar da Silva Araujo, Ana Beatriz de Castro Silva, Brunno Gustavo de Oliveira Gomes

Abstract


Este trabalho teve por objetivo proporcionar aos professores e alunos da rede pública de Imperatriz, a vivenciar na prática, temas abordados no estudo de ciências no ensino fundamental, através de experimentos simples construídos com materiais produzidos pelos professores e alunos. As experiências selecionadas para as práticas desta pesquisa utilizou materiais recicláveis e elementos da natureza de fácil obtenção, mostrando que, para fazer ciências, precisa-se, sobretudo, de um pouco de imaginação e inventividade. Foi relevante ver os estudantes, terem a oportunidade de estar em contato com o ambiente de produção cientifica e os resultados que a ciência pode proporcionar no aprendizado do cotidiano. O resultado final, foi um trabalho de baixo custo onde professores e alunos tiveram a oportunidade de vivenciar na prática os conhecimentos científicos através da produção própria, tornando o ensino de ciências mais agradável e, com certeza, muito mais proveitoso, tanto para o discente quanto para o docente.


Keywords


Experimentos, Laboratório, Materiais Recicláveis.

References


ARAGÃO, R.M.R. Ensino de Ciências: Fundamentos e Abordagens. Piracicaba: CAPES/UNIMEP, 2000.182 p.

ARAÚJO, M.S.T.; ABIB, M.L.V.S. Atividades experimentais no ensino de Física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 25, n.2, p. 176- 194, 2003.

BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil. Ed. Ática, São Paulo, SP, 1998.144p.

BORGES, A.T. O papel do laboratório no ensino de ciências. In: MOREIRA, M.A.; ZYLBERSZTA J.N.A.;

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais/Secretaria de Educação Fundamental, Brasília: MEC/SEF, 1997.

CANDAU, V. M. (Org.). Reinventar a Escola. 8ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2000. 284p.

CARVALHO, A.M.P.; GIL-PÉREZ, D. Formação de professores de Ciências. São Paulo: Cortez, 1995, p.14-63.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.P. Atlas do I Encontro Nacional de Pesquisa em Ensino de Ciências. Editora da Universidade – UFRGS, Porto Alegre, RS, 1997. 2–11.

GROSSO, A. B. Eureka! Prática de ciências para o ensino fundamental. Cortez, São Paulo: 2006.

HOERNIG, A.M.; PEREIRA A.B. As aulas de Ciências Iniciando pela Prática: O que Pensam os Alunos. Revista da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v.4, n.3., set/dez 2004, p.19-28.3/4

KASSAR, M. de C. M. Professor e as práticas educativas. In: BARBOSA, R.L. L. (Org.). Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: UNESP, 2004. 582p.

JOPULLIÊ, V. & MAFRA, W. Didática de Ciências através de módulos instrucionais. Vozes, Petrópolis Rio de Janeiro; 1987.

ROSITO, B.A. O ensino de Ciências e a experimentação. In: MORAES, R. Construtivismo e Ensino de Ciências: Reflexões Epistemológicas e Metodológicas. 2 ed. Porto Alegre: Editora EDIPUCRS, 2003. p. 195-208. 4

SARMENTO. M. F.; CAMPOS. C. S.; CEZÁRIO. A. F. R. Confecção de materiais alternativos para o ensino experimental de ciências. V Congresso Nacional de Educação, 2018.

SILVA, L.H.de A.; ZANON, L.B. A Experimentação no ensino de Ciências. In: SCHNETZLER, R.P.;

SMITH, K.A. Experimentação nas Aulas de Ciências. In: CARVALHO, A.M.P.; VANNUCCHI, A.I.; BARROS, M.A.; GONÇALVES, M.E.R.; REY, R.C. Ciências no Ensino Fundamental: O conhecimento físico. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione.1998. p. 22-23.

SANGARI do BRASIL. Autores Associados, Metodologia e equipamentos para o ensino e pesquisa, Editora Sangari, São Paulo: 2001.

SOUSA, M. G. Tecnologias simples para o ensino, Artigo científico para conclusão do curso de Especialização em Metodologia do Ensino. Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão – UEMASUL, Imperatriz – MA, 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-308

Refbacks

  • There are currently no refbacks.