Humanização nos atendimentos da APAE em tempo de pandemia: reconstruindo a sua pratica

Melina de Almeida Vida Bargeri, Jessica Tavares dos Santos Pereira, Rosana Angeline Jarussi Sapata, Tamara dos Santos Simoes

Abstract


Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre o trabalho da equipe multiprofissional da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de Salto Grande – SP, no processo de habilitação e reabilitação dos pacientes durante a pandemia da COVID 19. Este estudo obteve contribuições sob a ótica do trabalho da Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Fisioterapia e Psicologia, diante das dificuldades deste enfrentamento. A metodologia utilizada neste estudo foi pesquisa bibliográfica. Os atendimentos ambulatoriais de habilitação e reabilitação prestados pela instituição antes da pandemia eram de 55 pacientes por semana. Atualmente a instituição atende cerca de 30% desta demanda, devido às mudanças impostas nesse período. O estudo foi realizado considerando a importância de cada profissional no processo terapêutico e preocupando-se com a humanização na prestação de serviço à pessoa com deficiência intelectual, múltipla e/ou com Transtorno do Espectro Autista (TEA), abrangendo o contexto da pandemia causada pelo SARS-CoV-2, tanto no teleatendimento quanto em caráter presencial. Por meio desse estudo, buscou-se explanar acerca do trabalho da equipe multiprofissional o qual tem sido desafiador neste delicado momento e requer atenção dos profissionais no que concerne ao uso de equipamentos de proteção individual (EPI) e outras medidas na prestação do serviço para garantia de segurança e qualidade de vida a todos os envolvidos. Partindo desse ponto, pode-se concluir que a pandemia possibilitou a elaboração de diversas estratégias para manutenção dos cuidados prestados à pessoa com deficiência, permitindo a reaproximação dos pacientes com as famílias, corroborando com o fortalecimento dos vínculos entre os familiares e a equipe multiprofissional.


Keywords


Equipe multiprofissional, Pessoa com Deficiência, Humanização.

References


BARBA, C. S. D. Impacto nas rotinas de crianças e suas famílias em tempos de COVID 19. Disponível em: Acesso em: 20 de julho de 2020.

Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Doença pelo corona vírus. Brasília: Ministério da Saúde. Disponível em: Acesso em 27 de julho de 2020.

COFFITO: RESOLUÇÃO Nº 516, DE 20 DE MARÇO DE 2020 – Teleconsulta, Telemonitoramento e Teleconsultoria. Disponível em: < https://www.coffito.gov.br/nsite/?p=15828> Acesso em: 15 de julho de 2020.

_______RESOLUÇÃO Nº 517, DE 25 DE MARÇO DE 2020 – EPIs. Disponível em: Acesso em: 15 de julho de 2020.

COSTA. A; ALMEIDA. S. M. V. Conversa com fonoaudiólogas e infectologista sobre cuidados necessários em caso de retomada do atendimento presencial. Disponível em:

Acesso: 27 de julho de 2020.

CRP. Orientações aos psicólogos sobre o exercício profissional durante a pandemia. Disponível em Acesso em: 20 de julho de 2020.

Decreto nº 2.180 de 16 de junho de 2010 - o qual estende o período da quarentena no município nos termos do decreto estadual, nº 64.014 de 10 de junho de 2020. Disponível em < https://www.pmsaltogrande.sp.gov.br/assets/uploads/arquivos/3f2c3c6d8b580e30c11e37c2df8db0c2.pdf > Acesso em: 25 de agosto de 2020.

DIMER, N. A; SOARES, N.C; TEIXEIRA, L. S; GOULART, B. N. G. Pandemia do COVID-19 e implementação de telefonoaudiologia para pacientes em domicílio: relato de experiência. CoDAS. vol.32 nª.3 São Paulo, 2020 .

FEAPAES. Informativo o teleatendimento em tempos de covid-19. Franca 02 de jul de 2020. Disponível em < https://www.endocrino.org.br/telemedicina-em-tempos-de-covid-19/> Acesso em: 13 de julho de 2020.

FERNANDES; A. D. S. A; SPRANZA; M; MAZAK: M. S. R; GASPARINI; CODA. A; CID; M. F. B; Desafios cotidianos e possibilidades de cuidado às crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). São Carlos. 2020.

OPAS/OMS: OMS declara emergência de saúde pública de importância internacional por surto de novo coronavírus. Caderno Brasileiros de Terapia Ocupacional. Disponível em: Acesso em: 15 de julho de 2020.

Sistema de Conselhos de Fonoaudiologia: Manual de biossegurança. Disponível em:

Acesso em: 27 de julho de 2020.

ZWIELEWSKI, G; OLTRAMARI,G; SANTOS, A. R. S; NICOLAZZI, E. M. S; MOURA, J. A; SANT’ANA , V. L. P; ZANINI R. S; CRUZ, M. R. Protocolos para tratamento psicológico em pandemias: as demandas em saúde mental produzidas pela COVID-19. Ebates em Psiquiatria. Santa Catarina, Ano10, nº 2 Abr/Jun 2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-252

Refbacks

  • There are currently no refbacks.