A percepção dos enfermeiros acerca dos cuidados paliativos / nurses 'perception about palliative care

Sara Gabriele Soares Araújo, Késia Chaves da Silva, Jonathan Fernandes da Silva, Raylson Marcelo Fernandes de Lima, Nayara Sousa de Lima, Taynara Logrado De Moraes, Luciana do Socorro Lima da Silva, Jesuane Cavalcante Melo de Morais

Abstract


O presente estudo tem como objetivo identificar o conhecimento dos enfermeiros acerca dos cuidados paliativos aos pacientes oncológicos. O estudo utilizou como método a revisão integrativa. As bases de dados utilizadas como fonte de pesquisa foram Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) através das bases de dados eletrônicas: Base de Dados em Enfermagem (BDENF), Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval System Online (MEDLINE) foram selecionados artigos dos últimos 5 anos, a partir de 2015. Com base nos resultados a amostra final para análise foi constituída por 06 artigos, a visão que o enfermeiro tem sobre as suas responsabilidades, compromisso e resolutividade da falta de comunicação entre as equipes e falta de conhecimento do local de trabalho sobre os cuidados paliativos. Os cuidados paliativos devem começar primeiro na equipe de saúde, pois se trata de indivíduos cuidando de outros indivíduos, e é através de medidas e estratégias que possam amenizar esses transtornos, seja com práticas integrativas, educação em saúde voltada para o processo de morte, focando na importância da boa relação e comunicação entre as equipes


Keywords


Enfermagem, Oncologia, Percepção do enfermeiro.

References


CARVALHO, Gleyce Any Freire de Lima et al. Significados atribuídos por profissionais de saúde aos cuidados paliativos no contexto da atenção primária. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 27, n. 2, 2018.

FROSSARD, Andrea. Os cuidados paliativos como política pública: notas introdutórias. Cadernos EBAPE. Brasil v. 14, n. spe, p. 640-655, 2016.

IGNACIO, Denise Sarreta. Alta hospitalar responsável: em busca da continuidade do cuidado para pacientes em cuidados paliativos no domicílio, uma revisão integrativa. 2017. (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo,2017.

LIMA, Ivani de Oliveira Queiroz Casimiro de et al. Comunicação promovida por uma equipe multidisciplinar ao paciente com câncer em cuidados paliativos. / Ivani de Oliveira Queiroz Casimiro de Lima. João Pessoa,2019. (Especialização), UFPB/CCS.

LOPES, Lizandra Fernandes; PONTELLI, Bartira Palin Bortolan; OLIVEIRA, Rinaldo Eduardo Machado de. Gerência de enfermagem e trabalho em equipe na atenção básica: uma revisão de literatura. REVISTA FAFIBE ON-LINE, v. 11, n. 1, p. 108-116, 2019.

MARKUS, Lucimara Andréia et al. A Atuação Do Enfermeiro Na Assistência Ao Paciente Em Cuidados Paliativos. Rev. Gestão E Saúde. Disponível Em:< Http://Www. Herrero. Com. Br/Files/Revista/File808a997f5fc0c522 425922dc99ca39b7>. Pdf, 2017.Acesso em 10 mar. 2020.

MEDRADO, Dayane Machado da Costa et al. Atuação da equipe de enfermagem frente aos pacientes em cuidados paliativos na unidade de terapia intensiva. Revista de Trabalhos Acadêmicos-universo. Goiânia, 2019.

OLIVEIRA, Mariana Carneiro et al. Cuidados paliativos: visão de enfermeiros de um hospital de ensino. Enfermagem em Foco, v. 7, n. 1, p. 28-32, 2016.

PEREIRA, Roberta Silva et al. Comunicação Efetiva: um Instrumento que Qualifica o Trabalho da Equipe de Enfermagem. In: Congresso Internacional de Enfermagem. 2017.

RIBERIRO, Fassarella, BPA et al. O enfermeiro e a implementação do cuidado ao familiar do cliente com câncer. Revista PróUniverSUS. v.10, n.1, p.86- 91. 2019.

SANTOS, Demétria Beatriz Alvarenga; LATTARO, Renusa Campos Costa; ALMEIDA, Denize Alves de. Cuidados paliativos de enfermagem ao paciente oncológico terminal: revisão da literatura. Revista de Iniciação Científica da Libertas, v. 1, n. 1, 2016.

SANTOS. Cledy Eliana. Cuidados Paliativos em Pacientes Oncológicos A Realidade do Estado de Rio Grande do Sul,(Doutoramento) Medicina, Rio Grande do Sul, Brasil,2018.

SANTOS, Gisele. Formação em cuidados paliativos na residência medica em medicina da família e comunidade: visão dos preceptores residentes/Gisele dos Santos. São Paulo,2017,154 f. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de São Paulo. Centro de Desenvolvimento do Ensino Superior em Saúde CEDESS.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-236

Refbacks

  • There are currently no refbacks.