Práticas e conteúdo: abordagens metodológicas para o ensino de ciências / Practices and content: methodological approaches for science teaching

Jocelline Borges Santos, Rozângela Soares Grangeiro Borges

Abstract


Este artigo resulta da pesquisa realizada em uma escola Estadual, cidade de Porto Nacional, Tocantins, nas aulas de Biologia. Tendo como objetivo exemplificar as diferentes metodologias que podem ser aplicadas durante as aulas. Foi proposta como metodologia, a construção de três modelos alternativos que posteriormente foram avaliados através dos resultados obtidos por questionários I e II (I aplicado antes da utilização da metodologia e II posteriormente à aula). A partir do resultado ficou evidente que a metodologia usada pelo professor interfere na aprendizagem dos alunos, desta forma, o modelo metodológico prático e/ou teórico/prático é uma das alternativas válidas entre muitos modelos possíveis.

 


Keywords


Práticas de Ensino, Educação, Metodologia do Ensino de Ciências.

References


AMORIM, Alessandra dos Santos. A influência do uso de jogos e modelos didáticos no ensino de Biologia para alunos de Ensino Médio. 2013. Disponível em: . Acesso dia 05 de maio de 2016.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Secretária de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 2000. Disponível em: . Acesso dia 08 de abril de 2016.

BRITO, Márcia Regina F., O ensino e a formação de conceitos na sala de aula. 2015. Disponível em: . Acesso dia 14 de março de 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Editora: Paz e Terra, 1987.Disponível em: . Acesso dia 27 de maio de 2016.

LEITE, Adriana Cristina Souza; SILVA, Pollana Alves Borges; VAZ, Ana Cristina Ribeiro. A importância das aulas práticas para alunos jovens e adultos: uma abordagem investigativa sobre a percepção dos alunos do PROEF II. 2008. Disponível em: < http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewfile/98/147>. Acesso dia 29 de março de 2016.

LIMA, Kênio Erithon Cavalcante; VASCONCELOS, Simão Dias. Análise da metodologia de ensino de Ciências nas escolas da rede municipal de Recife. Ensaio: Avaliação e Políticas em Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 52, jul/set.2006. Disponível em:. Acesso dia 21 de março de 2016.

MORAN, José Manuel. Novas Tecnologias e Mediações Pedagógicas. – 21º ed. rev. e atual. – Campinas, SP: Papirus, 2013. – (Coleção Papirus Educação).

SANTOS, Valdecí. Projetos de pesquisa em educação: um olhar sobre a formação do professor de Biologia. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, 1, 2005, III ENCONTRO REGIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA DA REGIONAL RJ/ES, v. 3. n. 1. Rio de Janeiro: Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 9 a 12/ago/ 2005. Disponível em: . Acesso dia 30 de maio de 2016.

SETUVAL, Francisco; BEJARANO, Nelson. OS Modelos didáticos com

conteúdos de genética e a sua importância na formação inicial de professores para o ensino de ciências e biologia. Bahia, 2009. Disponível

em: . Acesso dia 21 de abril de 2016.

ZUANON, Átima Clemente Alves; DINIZ, Renato Eugênio da Silva. O ensino de Biologia e a participação dos alunos em “atividades de docência”: uma proposta metodológica. Pesquisas em ensino de ciência: contribuições para a formação de professores/ Roberto Nardi, Fernando Bastos, Renato Eugênio da Silva Diniz. Organizadores. - 5. ed. São Paulo: Escrituras Editora, 2004.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-206

Refbacks

  • There are currently no refbacks.